Os pequenininhos e o objeto-livro: a importância da leitura no processo de humanização das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p477

Palavras-chave:

Educação Infantil, Leitura, Desenvolvimento Humano, Primeira Infância.

Resumo

O presente artigo aborda parte de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, cujo objetivo foi compreender a importância da leitura para crianças de zero a três anos e, assim, entender como a inserção da criança no mundo da cultura letrada, mediante o acesso ao livro como objeto cultural, pode contribuir para o desenvolvimento humano, notadamente das funções psíquicas superiores, como a linguagem, atenção, memória da criança na primeira infância, além de potencializar o aprendizado do ato humano de ler, ainda que em seus gestos embrionários, criando as bases de a criança ser um leitor autônomo futuramente. A pesquisa tem base na Teoria Histórico-Cultural, em autores da área da infância e também é fundamentada em documento oficial e norteador desta etapa da vida, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil-RCNEI. Traz como resultados a articulação entre o objeto-livro e o desenvolvimento da criança, ressaltando o valor desse contato na mais tenra idade, trazendo possibilidades de aguçar o desejo e a necessidade do pequeno pela leitura, demonstrando a relevância do educador conhecer o processo de desenvolvimento infantil e de seu papel como propositor desses encontros humanizadores com o livro, a leitura e a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Fatima Leite, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Pós-doutorado em Leitura e Literatura Infantil pela Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação pela Unesp. Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília.

Referências

AKURI, Juliana Guimarães Marcelino. Literatura infantil e estratégias de leitura: a proposição de atividades práticas para a compreensão de textos em busca do amplo desenvolvimento humano das crianças. In: SOUZA, Renata Junqueira de; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões (org.). Práticas pedagógicas com textos literários: estratégias de leitura na infância. Tubarão: Copiart, 2017. p. 1-18.

BARROS, Daniela; PEQUENO, Saulo. Cultura, educação e desenvolvimento humano. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 77-86.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Linguagem oral e escrita. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC, 1998. v. 3, p. 115-159. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; AGUIAR, Beatriz Carmo Lima de. A educação literária na primeira infância: livros e crianças pequenas. In: JORNADA DE DIDÁTICA, 2.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 1., 2013, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2013. p. 1-14. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II%20Jornada%20de%20Didatica%20e%20I%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20-%20Docencia%20na%20educacao%20Superior%20caminhos%20para%20uma%20praxis%20transformadora/A%20educacao%20literaria%20na%20primeira%20infancia%2096%20livros%20e%20%20criancas%20pequenas.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Literatura na infância: a criança, o livro e capacidade de ler. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 34-52, set. 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3745. Acesso em: 05 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3745

LIMA, Elieuza Aparecida de; VALIENGO, Amanda. Literatura infantil e caixas que contam histórias: encantamentos e envolvimentos. In: CHAVES, M. (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: Eduem, 2011. p. 55-68.

LIMA, Elieuza Aparecida de; AKURI, Juliana Guimarães Marcelino. Um currículo em defesa da plenitude da formação humana. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 115-128.

LIMA, Érica. Por que ler para crianças tão pequenas - ou o que pode uma criança? In: LIMA, Erica; FARIAS, Fabíola; LOPES, Raquel (org.). As crianças e os livros: reflexões sobre a leitura na primeira infância. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017. p. 52-61. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/smasac/assistencia-social/Diversos%20CMDCA/As%20criancas%20e%20os%20livros.pdf. Acesso em: 5 jan. 2021.

MAGALHÃES, Cassiana; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SILVA, Greice Ferreira da; MELLO, Suely Amaral. Planejando a ação docente para o máximo desenvolvimento na infância. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 219-230.

MELLO, Suely Amaral. Bebês e crianças pequenininhas como sujeitos: participação e escuta. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria histórico-cultural na educação infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 41-50.

MENDES, Ana Cláudia Bonachini; LIMA, Elieuza Aparecida de; DE MARCO, Marilete Terezinha. Organização de espaços na Educação Infantil: reflexões a partir da formação continuada de professores. Educação em Revista, Marília, v. 16, n. 2, p. 43-62, jul./ dez., 2015. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/5475. Acesso em: 15 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2015.v16n02.04.p43

MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins; SOUZA, Renata Junqueira de. A literatura como elemento de apropriação da língua materna: a apresentação do texto literário aos bebês. In: CARDOSO, Luís Miguel et al. (coord.). Fronteiras e horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo. Porto Alegre: Instituto Politécnico de Porto Alegre, 2018. p. 136-147. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/30480. Acesso em: 18 jan. 2021.

MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar: um manual completo para compreender e ensinar a criança desde o nascimento até os sete anos. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes: 1995.

PEDERIVA, Patricia Lima Martins; COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral. Apresentação: uma teoria para orientar nosso pensar e agir docentes na educação infantil. In: COSTA, Sinara Almeida da; MELLO, Suely Amaral (org.). Teoria Histórico-Cultural na Educação Infantil: conversando com professoras e professores. Curitiba: CRV, 2017. p. 11-24.

SOUZA, Renata Junqueira de. Literatura infantil e primeira infância: políticas e práticas de leitura. Revista Fronteiraz, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 43-59, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/fronteiraz/article/view/28941/21241. Acesso em: 18 jan. 2021.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo : Martins Fontes, 2001. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2477794/mod_resource/content/1/A%20construcao%20do%20pensamento%20e%20da%20linguagem.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.

Downloads

Publicado

23-12-2022

Como Citar

LEITE, Isabella Fatima; GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. Os pequenininhos e o objeto-livro: a importância da leitura no processo de humanização das crianças. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 477–493, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p477. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/43646. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.