Google sala de aula

análise didática de suas interfaces de atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p764

Palavras-chave:

Google sala de aula, análise didática, interfaces de atividades, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Este ensaio teve como objetivo analisar didaticamente o objeto de aprendizagem Google Classroom (Google Sala de Aula) e suas interfaces de atividades. Trata-se de uma plataforma para gerenciamento de aprendizagem desenvolvida pela empresa Google - como parte do "Google Workspace for Education Fundamentals". Nos propomos a apresentar uma análise didática do software a partir de sua dimensão e usabilidade pedagógica, contudo, ainda que nosso foco seja olhar para o papel didático do Google Sala de Aula, tecemos críticas quanto ao monopólio da Google, dialogando sobre a utilização de dados dos usuários para fins escusos. A abordagem metodológica foi qualitativa, no qual apresentamos uma análise que se originou de um trabalho desenvolvido no componente curricular "Didática", de um curso de formação de professores - Licenciatura em Pedagogia - em uma Universidade Federal da Bahia. O trabalho consistiu em analisar objetos de aprendizagem e/ou softwares digitais utilizados na educação básica e superior, a fim de compreender de que maneira essas interfaces potencializam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, uma vez que este é o objeto de estudo da didática. Nos resultados, apresentamos as características do Google Sala de Aula, sua usabilidade e potencialidade didáticas e, sobretudo, suas limitações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Rocha, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga, Doutora em Educação,  Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 

Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista CAPES.

Referências

AMIEL, Tel. Além das licenças: alinhando recursos educacionais e uma cultura digital. In: SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO, 3., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: PUC, 2012. Disponível em: http://www.pucsp.br/webcurriculo. Acesso em: 22 fev. 2024.

BAHIA. Secretaria de Educação. Google realiza formação on-line para estudantes e professores nesta quinta e sexta. Salvador: Secretaria da Educação do Estado da Bahia, 2020. Disponível em: http://escolas.educacao.ba.gov.br/noticias/google-realiza-formacao-line-para-estudantes-e-professores-nestas-quinta-e-sexta-16-e17. Acesso em: 22 fev. 2024.

BAHIA. Secretaria de Educação. Google sala de aula: e-nova educação. Salvador: Secretaria de Educação, 2021. Disponível em: http://enova.educacao.ba.gov.br/classroom/. Acesso em: 27 fev. 2024.

BAHIA. Secretaria de Educação. Secretaria da educação do estado e google dialogam sobre o uso do google sala de aula. Salvador: Secretaria de Educação, 2020. Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/noticias/secretaria-da-educacao-do-estado-e-google-dialogam-sobre-o-uso-do-google-sala-de-aula. Acesso em: 22 fev. 2024.

BAHIA. Secretaria da Educação. Secretaria da educação promove formação para professores em parceria com google classroom. Salvador: Secretaria da Educação, 16 abr. 2020. Disponível em: http://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/secretaria-da-educacao-promove-formacao-para-professores-em-parceria-com-google-classroom. Acesso em: 22 fev. 2024.

BEHAR, Patrícia Alejandra; MACEDO, Alexandra Lorandi; SOUZA, Ana Paula Frozi de Castro e; BERNARDI, Maira. Objetos de aprendizagem para educação a distância. In: BEHAR, Patrícia Alejandra (org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 fev. 2024.

BRUNO, Adriana Rocha; MATTOS, Ana Carolina Guedes. Dispositivos das práticas docentes na cultura digital: curadoria digital na educação aberta. InterSaberes, São José do Rio Preto, v. 15, n. 34, p. 210-225, 2020. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1737 DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1737

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

CANDAU, Vera Maria. Didática hoje: entre o “normal”, o híbrido e a reinvenção. Perspectiva, Florianópolis, v. 40, n. 3, p. 1-14, jul./set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85552 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85552

FARIAS, Isabel Maria Sabino; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília, DF: Liber Livro, 2011.

GOMES, Maria João; OSÓRIO, António José; VALENTE, António Luís. Challenges 2017: aprender nas nuvens. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, 10., 2017, Braga. Atas [...]. Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 2017. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/46035/1/Chalenges_2017_VS-MJG.pdf. Acesso em: 29 fev. 2024.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKE, Heloisa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

OBSERVATÓRIO EDUCAÇÃO VIGIADA. Sobre. [Belém: UFBA], 2020. Disponível em: https://educacaovigiada.org.br/pt/sobre.html. Acesso em: 25 fev. 2024.

OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha informativa: covid-19. Brasília, DF: OMS, 2023.

PRETTO, Nelson de Luca; BONILLA, Maria Helena Silveira. Tecnologias e educação: um caminho em aberto. Em Aberto, Brasília, DF, v. 35, n. 113, p. 141-163, jan./abr. 2022. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5085/4128. Acesso em: 22 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5085

REITZ, Doris Simone. Avaliação do impacto da usabilidade técnica e pedagógica no desempenho de aprendizes em e-learning. 2009. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/18253. Acesso em: 22 fev. 2024.

ROCHA, Telma Brito. A prática educativa na educação on-line. Salvador: Eduneb, 2022.

ROCHA, Telma Brito. O plano de aula para educação on-line na pandemia de covid-19. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 1-13, maio 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1460 DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1460

SANTAELLA, Lúcia. A educação e o estado da arte das tecnologias digitais. In: SALES, Mary Valda Souza (org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020. v. 1, p. 149-164.

SANTOS, Edméa; SILVA, Marco. Desenho didático interativo para educação online. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, n. 49, p. 267-287, jan./abr. 2009. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie49a11.pdf. Acesso em: 2 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.35362/rie490683

SILVA, Carla Renata. Fim da privacidade. Medium, São Luís, 19 jul. 2022. Disponível em: https://medium.com/@etc.ufma/fim-da-privacidade-a17711426c4f. Acesso em: 22 fev. 2024.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

WILEY, David. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. Logan: Utah State University, 2000. p. 1-35.

Downloads

Publicado

07-10-2024

Como Citar

ROCHA, Telma; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva. Google sala de aula: análise didática de suas interfaces de atividades. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 764–784, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p764. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49983. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.