Google sala de aula
análise didática de suas interfaces de atividades
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p764Palavras-chave:
Google sala de aula, análise didática, interfaces de atividades, ambientes virtuais de aprendizagemResumo
Este ensaio teve como objetivo analisar didaticamente o objeto de aprendizagem Google Classroom (Google Sala de Aula) e suas interfaces de atividades. Trata-se de uma plataforma para gerenciamento de aprendizagem desenvolvida pela empresa Google - como parte do "Google Workspace for Education Fundamentals". Nos propomos a apresentar uma análise didática do software a partir de sua dimensão e usabilidade pedagógica, contudo, ainda que nosso foco seja olhar para o papel didático do Google Sala de Aula, tecemos críticas quanto ao monopólio da Google, dialogando sobre a utilização de dados dos usuários para fins escusos. A abordagem metodológica foi qualitativa, no qual apresentamos uma análise que se originou de um trabalho desenvolvido no componente curricular "Didática", de um curso de formação de professores - Licenciatura em Pedagogia - em uma Universidade Federal da Bahia. O trabalho consistiu em analisar objetos de aprendizagem e/ou softwares digitais utilizados na educação básica e superior, a fim de compreender de que maneira essas interfaces potencializam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, uma vez que este é o objeto de estudo da didática. Nos resultados, apresentamos as características do Google Sala de Aula, sua usabilidade e potencialidade didáticas e, sobretudo, suas limitações.
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