Google sala de aula

análise didática de suas interfaces de atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n3p764

Palavras-chave:

Google sala de aula, análise didática, interfaces de atividades, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Este ensaio teve como objetivo analisar didaticamente o objeto de aprendizagem Google Classroom (Google Sala de Aula) e suas interfaces de atividades. Trata-se de uma plataforma para gerenciamento de aprendizagem desenvolvida pela empresa Google - como parte do "Google Workspace for Education Fundamentals". Nos propomos a apresentar uma análise didática do software a partir de sua dimensão e usabilidade pedagógica, contudo, ainda que nosso foco seja olhar para o papel didático do Google Sala de Aula, tecemos críticas quanto ao monopólio da Google, dialogando sobre a utilização de dados dos usuários para fins escusos. A abordagem metodológica foi qualitativa, no qual apresentamos uma análise que se originou de um trabalho desenvolvido no componente curricular "Didática", de um curso de formação de professores - Licenciatura em Pedagogia - em uma Universidade Federal da Bahia. O trabalho consistiu em analisar objetos de aprendizagem e/ou softwares digitais utilizados na educação básica e superior, a fim de compreender de que maneira essas interfaces potencializam o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, uma vez que este é o objeto de estudo da didática. Nos resultados, apresentamos as características do Google Sala de Aula, sua usabilidade e potencialidade didáticas e, sobretudo, suas limitações.

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Biografia do Autor

Telma Rocha, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga, Doutora em Educação,  Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. 

Cleyton Williams Golveia da Silva Brandão, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista CAPES.

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

ROCHA, Telma; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva. Google sala de aula: análise didática de suas interfaces de atividades. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 3, p. 764–784, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n3p764. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49983. Acesso em: 21 dez. 2024.

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