Avaliação da qualidade do serviço: um estudo da satisfação dos usuários da biblioteca de um instituto federal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p536Palavras-chave:
Satisfação do usuário, Qualidade no serviço, Biblioteca, Serviço público, Análise clusterResumo
A biblioteca possui um papel de importância na geração do conhecimento. Para que seu propósito seja cumprido, é preciso atender adequadamente a necessidade dos usuários. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar o grau de satisfação de utilização da biblioteca de um instituto federal localizado no Rio Grande do Norte. Foi utilizada uma metodologia descritiva, aplicada e qualiquantitativa, baseada na observação in loco e na técnica estatística de análise cluster. Os dados revelaram a formação de três grupos distintos. O primeiro aglomerado, que tem o maior grau de satisfação, usufrui de forma plena dos serviços, enquanto que o segundo grupo, que se mostrou neutro, apresenta uma menor taxa de frequência de uso. Já o terceiro grupo é composto, em sua maioria, por usuários que desconhecem o sistema online de consulta. Diante desses resultados, a pesquisa pôde propor um conjunto de melhorias para contribuir com o aperfeiçoamento do serviço.
Downloads
Referências
AMARAL, Roniberto Morato do. Desenvolvimento e aplicação de um método para o mapeamento de competências em inteligência competitiva. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3807. Acesso em: 6 dez 2022.
CALOF, Jonathan L. Teaching CI: opportunities and needs. Competitive Intelligence Magazine, Boston, v. 2, n.4, p. 28–31, 1999.
CALVOSA, Marcello Vinicius Doria. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 62, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-759020220209. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020220209
CALVOSA, Marcello Vinicius Doria; CARDOSO, Daniel. Percepção de qualidade no atendimento público: um estudo de caso sobre eficiência e satisfação na SAG-ICEx-UFF. Revista de Casos e Consultoria, Lagoa Nova, v. 13, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/28122. Acesso em: 15 dez. 2022.
CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: Uma leitura de política pública na clave da biblioteca escolar. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 16, n. 3, p. 355–372, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i3.8650931. Acesso em: 8 dez 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i3.8650931
CHIN, Wynne W.; LEE, Matthew K. O. On the formation of end-user computing satisfaction: A proposed model and measurement instrument. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATIN SYSTEMS, 2020. Anais […]. [S. l.: s. n.], 2020. p. 553–563.
DEMING, W. Edwards. Improvement of quality and productivity through action by management. National Productivity Review, New York, v. 1, p. 12–22, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.1002/npr.4040010105. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1002/npr.4040010105
FÁVERO, Luiz Paulo; BELFIORE, Patricia. Manual de Análise de dados: estatística e modelagem multivariada com Excel SPSS e Stata. [London]: Elsevier, 2017.
FERNANDES, Amanda L. M.; FERREIRA, Marcos; CALVOSA, Marcello Vinicius Doria. A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de Casos e Consultoria, Lagoa Nova, n. 12, v. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/26972. Acesso em: 15 dez. 2022.
FERREIRA, Mário César; MENDES, Ana Magnólia. "Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor": atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho. Estudos de Psicologia, Natal, v. 6, n. 1, p. 93–104, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-294x2001000100010. Acesso em: 23 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2001000100010
GANGA, Gilberto Miller Devós. Metodologia científica e trabalho de conclusão de curso: um guia prático de conteúdo e forma. São Carlos: UAB-UFSCar, 2011.
HEINEMANN, Markus K. Como NÃO escrever um artigo médico: um guia prático. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, v. 1, n. 3, p. 94, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/6984. Acesso em: 14 dez. 2022.
KERN, Lucas Martins. A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavírus: Reflexões e prospectivas. Revista Informação & Universidade, São Paulo, v. 2, p. 1–21, 2019. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/30. Acesso em: 17 nov. 2022.
KLOSTER, Andressa Fornazzari. Qualidade e satisfação: um estudo sobre o atendimento a clientes em empresas varejistas da cidade de Paranaguá. Revista Americana de Empreendedorismo e Inovação, Paranaguá, p. 17–26, 2018. Edição especial. DOI: https://doi.org/10.33871/26747170.2018.1.1.3274
KOBASHI, Nair Yumiko; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. Arqueologia do trabalho imaterial: Uma aplicação bibliométrica à análise de dissertações e teses. Encontros Bibli: Revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 106–115, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp1p106. Acesso em: 8 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2008v13nesp1p106
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LACERDA, Flávia Alves de Brito. Gestão da qualidade: fundamentos da excelência. Brasília: SEBRAE, 2005.
MARQUES, Lidiany Kelly da Silva; VIDIGAL, Frederico. Prosumers e redes sociais como fontes de informação mercadológica: uma análise sob a perspectiva da inteligência competitiva em empresas brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 30, n.1, p. 1–14, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-08892018000100001. Acesso em: 8 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892018000100001
MARTINS, Roberto Antonio. Abordagens quantitativa e qualitativa. In: MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick et al. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2010. p. 45–61.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 39. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: o caso do estágio de docência na pós-graduação. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 77-92, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.5212/olharprofr.v.8.1441. Acesso em: 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.8.1441
MONTEIRO, Jaeder Araujo. Aspectos da gestão escolar e da tríade ensino, pesquisa e extensão. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 52–67, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13913. Acesso em: 16 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13913
PAREJA, Alejandro; FERNANDEZ, Cecilia; TAWATA, Flora. Simplificando vidas: qualidade e satisfação com os serviços públicos. [S. l.]: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2015.
PASSOS, Edilenice; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. Fontes de informação para pesquisa em direito. Brasília: Briquet de Lemos. 2009.
PEREIRA, Claudia; BALÇA, Angela. Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 113–132, 2018.
REEVES, Carol A.; BEDNAR, David A. Defining quality: Alternatives and implications. The Academy of Management Review, New York, v. 19, n. 3, p. 419–445, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.2307/258934. Acesso em: 7 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5465/amr.1994.9412271805
SALES, Weslayne Nunes de et al. Bases de dados para pesquisa em engenharia de produção: uma análise a partir do Portal de Periódicos da Capes. Revista Informação em Pauta, Ceará, v. 3, n. 1, p. 1–19, jan./jun. 2019.
SANTINI, Berenice et al. Contribuição das boas práticas de fabricação para a gestão da qualidade na cooperativa Cotrisel. Revista de Gestão e Organizações Cooperativas, Santa Maria, v. 8, n. 16, p. 1–26, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/rgc/article/view/44399. Acesso em: 23 nov. 2022.
SANTOS, Andrea Pereira; SOUSA, Lettícia Oliveira. As contribuições da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem: Uma revisão de literatura em língua inglesa entre os anos de 2005 e 2017. Ponto de Acesso, Bahia, v. 14, n. 2/3, p. 28–43, 2020. DOI: https://doi.org/10.9771/rpa.v14i2/3.34736
SANTOS, Clovis Roberto dos. A gestão educacional e escolar para a modernidade. São Paulo: Cencage Learning: 2008.
SENGER, Senger; BRITO, Mozar José de. Gestão de sistema de informação acadêmica: Um estudo descritivo da satisfação dos usuários. RAM Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 12-40, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p12-40. Acesso em 12 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-69712005/administracao.v6n3p12-40
SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no brasil e análise da lei 12.244/10. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 489–517, 2011. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/797. Acesso em 17 nov. 2022.
SILVA, Miriam Ferreira da. MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 8, p. 119-133, 2020. Disponível: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. Acesso em: 23 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao
SOUSA, Caio Manhanelli, et al. Percepção da qualidade no atendimento em uma loja farmacêutica de Aracaju-SE. Revista Científica da AJES, Juína, v. 11, n. 22, p. 1–12, 2022. Disponível em: https://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rca/article/view/498/0. Acesso em: 10 dez. 2022.
SUAIDEN, Emir José. O papel da biblioteca pública na reconstrução da verdade. Ciência da Informação, Brasília, v. 47, n. 2, p. 143–152, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44921
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Adeliane Marques Soares, Rayla Ingrid Tomaz da Silva, Arthur Arcelino de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.