O legado de Constance Kamii à educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p300

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, desenvolvimento moral, Constance Kamii

Resumo

Esse estudo, bibliográfico e documental, se propõe apresentar parte da trajetória de Constance Kamii, renomada cientista, colaboradora de Jean Piaget, suas obras e publicações no Brasil. Tomando por referência a construção do conhecimento, Kamii dedicou-se à educação escolar, realizando investigações teórico-práticas com implicações a partir da teoria piagetiana. Estudava profundamente a obra de Piaget e trabalhava experimentalmente em sala de aula.  Impactou o ensino de aritmética na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental ao constatar, por meio de pesquisas, que o ensino precoce dos algoritmos prejudica o desenvolvimento do senso numérico das crianças. Apresentou formas de melhorar o ensino na sala de aula, baseada em uma teoria cientifica e explicando como as crianças adquirem conhecimento e autonomia intelectual e moral. Para Kamii, o ponto de partida de toda aprendizagem é o próprio sujeito, a criança é protagonista, é ativa, compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, formula hipóteses, reorganiza... Graças a Kamii e Piaget, hoje sabemos que os processos que conduzem às noções matemáticas elementares não passam pela memorização, nem por atividades mecânicas de reprodução. Detentora de uma vasta obra, foi uma das cientistas que mais destacou, promoveu e adaptou o pensamento de Jean Piaget à educação.

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Biografia do Autor

Marta Baptista Rablioglio, Pesquisadora Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética- LPG/ FE/ UNICAMP

Docente e coordenadora do projeto Brinquedoteca da Faculdade de Americana e pesquisadora do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Possui graduação em Pedagogia. Magistério e Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da USP (1985) e mestrado em Didática pela Faculdade de Educação - USP (1995).

Referências

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

RABLIOGLIO, M. B. O legado de Constance Kamii à educação brasileira. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 2, p. 300–321, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n2p300. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/47009. Acesso em: 26 abr. 2024.