O legado de Constance Kamii à educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n2p300Palavras-chave:
Epistemologia Genética, desenvolvimento moral, Constance KamiiResumo
Esse estudo, bibliográfico e documental, se propõe apresentar parte da trajetória de Constance Kamii, renomada cientista, colaboradora de Jean Piaget, suas obras e publicações no Brasil. Tomando por referência a construção do conhecimento, Kamii dedicou-se à educação escolar, realizando investigações teórico-práticas com implicações a partir da teoria piagetiana. Estudava profundamente a obra de Piaget e trabalhava experimentalmente em sala de aula. Impactou o ensino de aritmética na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental ao constatar, por meio de pesquisas, que o ensino precoce dos algoritmos prejudica o desenvolvimento do senso numérico das crianças. Apresentou formas de melhorar o ensino na sala de aula, baseada em uma teoria cientifica e explicando como as crianças adquirem conhecimento e autonomia intelectual e moral. Para Kamii, o ponto de partida de toda aprendizagem é o próprio sujeito, a criança é protagonista, é ativa, compara, exclui, ordena, categoriza, reformula, comprova, formula hipóteses, reorganiza... Graças a Kamii e Piaget, hoje sabemos que os processos que conduzem às noções matemáticas elementares não passam pela memorização, nem por atividades mecânicas de reprodução. Detentora de uma vasta obra, foi uma das cientistas que mais destacou, promoveu e adaptou o pensamento de Jean Piaget à educação.
Downloads
Referências
CAMARGO, Ricardo Leite; BRONZATTO, Mauricio. A reinvenção da aritmética pelas crianças: implicações pedagógicas da teoria piagetiana propostas por Constance Kamii para a aprendizagem de matemática. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 16, n. 42, p. 370-394, 2019. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190041
KAMII, Constance; DE VRIES Rheta. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Tradução Regina A. de Assis. Campinas: Papirus, 1983.
KAMMI, Constance; LIVINGSTON, Sally Jones. Desvendando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Tradução Marta Rabioglio. Campinas: Papirus, 1995.
KAMII, Constance; JOSEPH, Linda Leslie. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética (séries iniciais): implicações da teoria de Piaget. Tradução Vinicius Figueira. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; NOGUEIRA, Vitor Ignatius. O ensino de matemática no Brasil na perspectiva piagetiana: uma primeira aproximação ao estado da arte. Revista Scheme, Marília, v. 9, p. 93-130, 2017. Numero Especial. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2017.v9esp.05.p93
NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Classificação, seriação e contagem no ensino do número: um estudo de epistemologia genética. Marilia: Oficina Universitária Unesp, 2007. DOI: https://doi.org/10.36311/2007.978-85-60810-00-0
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marta Baptista Rablioglio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.