Escola como ambiente social: integração da história e geografia no ensino fundamental i e as experiências pessoais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p136Palavras-chave:
Educação Escolar, Ciências Naturais, Experiência. DeweyResumo
Esse artigo foi desenvolvido em torno das ideias de alguns autores, em especial, John Dewey, em cujo referencial teórico foi acrescido o pensamento de Anísio Teixeira, dentre outros, o que nos permitiu entender a realidade educacional atual, considerando as experiências de Dewey na Escola Laboratório de Chicago e as de Teixeira na Escola Parque em Salvador. Nosso interesse, nesta oportunidade, é investigar se tais experiências educacionais dialogam com a realidade vivenciada no Ensino Fundamental I, especificamente na integração entre as disciplinas História e Geografia. Obtivemos, com essa pesquisa, a percepção do quanto não deva ser endereçada à formação apenas a obtenção e aumento de conteúdo a partir de uma perspectiva “massificadora”, e sim que as propostas formativas devam favorecer o desenvolvimento individual, tornando as pessoas capazes de pensar e refletir amplamente, incluindo no rol dos seus interesses as questões que afetam a sociedade em que vivem. Foi o que pudemos aferir ao analisar o trabalho desenvolvido tomando por base a integração das disciplinas em apreço neste estudo. Vimos ainda a necessidade de a escola não ser considerada uma vida paralela à vida social ou vista como uma experiência isolada idealisticamente, mas que os jovens devam viver sua vida de modo independente e autônomo em qualquer situação em que se encontrem, relacionando as experiências externas com aquelas que obtenham na escola, sendo estas mais bem organizadas e selecionadas em prol de sua formação com vistas ao bem comum.Downloads
Referências
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