Escola como ambiente social: integração da história e geografia no ensino fundamental i e as experiências pessoais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p136

Palavras-chave:

Educação Escolar, Ciências Naturais, Experiência. Dewey

Resumo

Esse artigo foi desenvolvido em torno das ideias de alguns autores, em especial, John Dewey, em cujo referencial teórico foi acrescido o pensamento de Anísio Teixeira, dentre outros, o que nos permitiu entender a realidade educacional atual, considerando as experiências de Dewey na Escola Laboratório de Chicago e as de Teixeira na Escola Parque em Salvador. Nosso interesse, nesta oportunidade, é investigar se tais experiências educacionais dialogam com a realidade vivenciada no Ensino Fundamental I, especificamente na integração entre as disciplinas História e Geografia. Obtivemos, com essa pesquisa, a percepção do quanto não deva ser endereçada à formação apenas a obtenção e aumento de conteúdo a partir de uma perspectiva “massificadora”, e sim que as propostas formativas devam favorecer o desenvolvimento individual, tornando as pessoas capazes de pensar e refletir amplamente, incluindo no rol dos seus interesses as questões que afetam a sociedade em que vivem. Foi o que pudemos aferir ao analisar o trabalho desenvolvido tomando por base a integração das disciplinas em apreço neste estudo. Vimos ainda a necessidade de a escola não ser considerada uma vida paralela à vida social ou vista como uma experiência isolada idealisticamente, mas que os jovens devam viver sua vida de modo independente e autônomo em qualquer situação em que se encontrem, relacionando as experiências externas com aquelas que obtenham na escola, sendo estas mais bem organizadas e selecionadas em prol de sua formação com vistas ao bem comum.

Biografia do Autor

Andressa Coelho Righi de Carvalho, Colégio Rio Branco (SP)

Professora da Educação Fundamental I no Colégio Rio Branco (SP). Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela UNESP e Pós-Doutora em Filosofia pela UFSC. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 maio 2017.

DEWEY, John. Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. (Atualidades Pedagógicas, v. 21).

DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011. 6. ed. Disponível em: http://www.pucsp.br/gepi/downloads/PDF_LIVROS_INTEGRANTES_GEPI/livro_integracao_interdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 10 maio 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey: esboço da teoria de educação de John Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Edições Melhoramento, 1965. p. 13-41.

Downloads

Publicado

07-12-2018

Como Citar

CARVALHO, Andressa Coelho Righi de; HENNING, Leoni Maria Padilha. Escola como ambiente social: integração da história e geografia no ensino fundamental i e as experiências pessoais. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 136–154, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p136. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/30156. Acesso em: 4 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.