Pesquisa em filosofia da educação, tradições e tendências: investigação da produção no programa de pós-graduação em educação/UEL de 2006 ao presente
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p164Palavras-chave:
Filosofia da Educação;, Pesquisa;Resumo
Analisamos as pesquisas em filosofia da educação realizadas do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Londrina, desde que foi implantada a nova estrutura até o presente. Partimos da questão “o que seria fazer pesquisa em filosofia da educação”, quais contribuições poderiam ser esperadas à investigação no âmbito das ciências humanas, particularmente no campo pedagógico, seus problemas, relevância, limites e possibilidades. Iniciamos com a coleta das dissertações produzidas no âmbito do Núcleo 01, Linha 01, com os resumos. Retiramos as justificativas e objetivos, observando o enquadramento claro do estudo na área. Examinamos os textos mais detalhadamente extraindo temas, problemas, metodologias e referências, procurando apreender as tendências apresentadas nessas pesquisas. O aporte teórico utilizado serviu para aproximarmos nossos dados com as análises oferecidas pelos autores. As dificuldades apontadas, especialmente, no tocante à metodologia dentre outras, podem ser decorrentes no que concerne ao entendimento da própria filosofia da educação e do seu lugar no rol dos saberes com os quais convive proximamente na pedagogia e, também, no que diz respeito às relações com o seu campo de origem, a propria filosofia. A localização da filosofia da educação na zona de convergência de dois campos resulta em dificuldades na execução de um projeto de pesquisa, se o proponente não tiver conhecido com clareza mínima os campos em operação. Teorizar com rigor e buscar soluções aos problemas educacionais pela investigação filosófico-científica: eis a atividade desenvolvida por aqueles afeitos no campo da filosofia da educação.
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