Pesquisa em filosofia da educação, tradições e tendências: investigação da produção no programa de pós-graduação em educação/UEL de 2006 ao presente

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina
  • Elaine de Souza Ferreira Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0003-0029-4697
  • Camila Cristina Ludovico de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p164

Palavras-chave:

Filosofia da Educação;, Pesquisa;

Resumo

Analisamos as pesquisas em filosofia da educação realizadas do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Londrina, desde que foi implantada a nova estrutura até o presente. Partimos da questão “o que seria fazer pesquisa em filosofia da educação”, quais contribuições poderiam ser esperadas à investigação no âmbito das ciências humanas, particularmente no campo pedagógico, seus problemas, relevância, limites e possibilidades. Iniciamos com a coleta das dissertações produzidas no âmbito do Núcleo 01, Linha 01, com os resumos. Retiramos as justificativas e objetivos, observando o enquadramento claro do estudo na área. Examinamos os textos mais detalhadamente extraindo temas, problemas, metodologias e referências, procurando apreender as tendências apresentadas nessas pesquisas. O aporte teórico utilizado serviu para aproximarmos nossos dados com as análises oferecidas pelos autores. As dificuldades apontadas, especialmente, no tocante à metodologia dentre outras, podem ser decorrentes no que concerne ao entendimento da própria filosofia da educação e do seu lugar no rol dos saberes com os quais convive proximamente na pedagogia e, também, no que diz respeito às relações com o seu campo de origem, a propria filosofia. A localização da filosofia da educação na zona de convergência de dois campos resulta em dificuldades na execução de um projeto de pesquisa, se o proponente não tiver conhecido com clareza mínima os campos em operação. Teorizar com rigor e buscar soluções aos problemas educacionais pela investigação filosófico-científica: eis a atividade desenvolvida por aqueles afeitos no campo da filosofia da educação.

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Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Filosofia (UFPR, 1974), tendo conquistado os títulos de Master of Education (MSU, 1976), Master of Science (ISU, 1991), Doutorado em Educação (UNESP, 2003) e Pós-Doutorado (Pós-Graduação em Filosofia, UFSC, 2014). Atualmente desenvolve atividades de pesquisa e docência na graduação e pós-graduação no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Elaine de Souza Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras/ Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (2005) e graduação em Secretariado Executivo Trilingue pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2010). Mestranda no curso do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL Atualmente professora de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED.

Camila Cristina Ludovico de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UEL. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2014). E especialização em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Rolândia / PR.

Referências

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

HENNING, L. M. P.; FERREIRA, E. de S.; SOUZA, C. C. L. de. Pesquisa em filosofia da educação, tradições e tendências: investigação da produção no programa de pós-graduação em educação/UEL de 2006 ao presente. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 164–186, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p164. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49946. Acesso em: 1 maio. 2024.

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