Escola como ambiente social: integração da história e geografia no ensino fundamental i e as experiências pessoais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p136Palavras-chave:
Educação Escolar, Ciências Naturais, Experiência. DeweyResumo
Esse artigo foi desenvolvido em torno das ideias de alguns autores, em especial, John Dewey, em cujo referencial teórico foi acrescido o pensamento de Anísio Teixeira, dentre outros, o que nos permitiu entender a realidade educacional atual, considerando as experiências de Dewey na Escola Laboratório de Chicago e as de Teixeira na Escola Parque em Salvador. Nosso interesse, nesta oportunidade, é investigar se tais experiências educacionais dialogam com a realidade vivenciada no Ensino Fundamental I, especificamente na integração entre as disciplinas História e Geografia. Obtivemos, com essa pesquisa, a percepção do quanto não deva ser endereçada à formação apenas a obtenção e aumento de conteúdo a partir de uma perspectiva “massificadora”, e sim que as propostas formativas devam favorecer o desenvolvimento individual, tornando as pessoas capazes de pensar e refletir amplamente, incluindo no rol dos seus interesses as questões que afetam a sociedade em que vivem. Foi o que pudemos aferir ao analisar o trabalho desenvolvido tomando por base a integração das disciplinas em apreço neste estudo. Vimos ainda a necessidade de a escola não ser considerada uma vida paralela à vida social ou vista como uma experiência isolada idealisticamente, mas que os jovens devam viver sua vida de modo independente e autônomo em qualquer situação em que se encontrem, relacionando as experiências externas com aquelas que obtenham na escola, sendo estas mais bem organizadas e selecionadas em prol de sua formação com vistas ao bem comum.Downloads
Referências
DEWEY, John. Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. (Atualidades Pedagógicas, v. 21).
DEWEY, John. Experiência e Educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2011. 6. ed. Disponível em: http://www.pucsp.br/gepi/downloads/PDF_LIVROS_INTEGRANTES_GEPI/livro_integracao_interdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 10 maio 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey: esboço da teoria de educação de John Dewey. In: DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Edições Melhoramento, 1965. p. 13-41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.