John Dewey: reconstruir o valor do social. uma chamada da democracia à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p302

Palavras-chave:

John Dewey, Democracia, Educação, Filosofia

Resumo

John Dewey é uma referência teórica importante quando falamos de democracia e educação. Para poder vislumbrar o escopo que suas ideias têm hoje é um objetivo viável e, talvez, necessário diante da crise de valor social gerada pelas atuais forças neoliberais. Recuperar o sentido de um ideal que não busca uma imposição dogmática, mas é pensado como um fim orientado por um modelo crítico e normativo, que permite avaliar as deficiências e problemas das democracias reais; e, ao mesmo tempo, orientar e dirigir as ações necessárias para a reconstrução de cada instância da vida democrática, é um incentivo importante para se comprometer com o que Dewey chamou de responsabilidade para realizarmos novamente a democracia. Nesse contexto, por que falamos sobre o chamado da democracia à educação? É nesse sentido que tentaremos avançar no presente artigo que foi construído a partir de uma investigação bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Alejandra Olivera, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA)

Doutorado em Educação na Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA). Professora da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA)

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação e pesquisadora na área de Filosofia da Educação. Professora no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BERNSTEIN, R. Filosofía y democracia: John Dewey. Barcelona: Herder, 2010.

DEWEY, J. Democracia y educación. Madrid: Morata, 1995.

DEWEY, J. El hombre y sus problemas. Buenos Aires: Paidos, 1952.

DEWEY, J. La inteligencia y la conducta. Madrid: Ediciones de La Lectura, 1930.

DEWEY, J. La reconstrucción de la filosofía. Buenos Aires: Aguilar, 1959.

DEWEY, J.Liberalismo y acción social. Valencia: Alfons el Magnànim, 1996.

DEWEY, J. Libertad y cultura. Rosario: Rosario, 1946.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

OLIVERA, María Alejandra; HENNING, Leoni Maria Padilha. John Dewey: reconstruir o valor do social. uma chamada da democracia à educação. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 302–317, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p302. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41109. Acesso em: 6 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)