John Dewey: reconstruir o valor do social. uma chamada da democracia à educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p302Palavras-chave:
John Dewey, Democracia, Educação, FilosofiaResumo
John Dewey é uma referência teórica importante quando falamos de democracia e educação. Para poder vislumbrar o escopo que suas ideias têm hoje é um objetivo viável e, talvez, necessário diante da crise de valor social gerada pelas atuais forças neoliberais. Recuperar o sentido de um ideal que não busca uma imposição dogmática, mas é pensado como um fim orientado por um modelo crítico e normativo, que permite avaliar as deficiências e problemas das democracias reais; e, ao mesmo tempo, orientar e dirigir as ações necessárias para a reconstrução de cada instância da vida democrática, é um incentivo importante para se comprometer com o que Dewey chamou de responsabilidade para realizarmos novamente a democracia. Nesse contexto, por que falamos sobre o chamado da democracia à educação? É nesse sentido que tentaremos avançar no presente artigo que foi construído a partir de uma investigação bibliográfica.
Downloads
Referências
DEWEY, J. Democracia y educación. Madrid: Morata, 1995.
DEWEY, J. El hombre y sus problemas. Buenos Aires: Paidos, 1952.
DEWEY, J. La inteligencia y la conducta. Madrid: Ediciones de La Lectura, 1930.
DEWEY, J. La reconstrucción de la filosofía. Buenos Aires: Aguilar, 1959.
DEWEY, J.Liberalismo y acción social. Valencia: Alfons el Magnànim, 1996.
DEWEY, J. Libertad y cultura. Rosario: Rosario, 1946.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.