John Dewey: reconstruir o valor do social. uma chamada da democracia à educação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p302Palavras-chave:
John Dewey, Democracia, Educação, FilosofiaResumo
John Dewey é uma referência teórica importante quando falamos de democracia e educação. Para poder vislumbrar o escopo que suas ideias têm hoje é um objetivo viável e, talvez, necessário diante da crise de valor social gerada pelas atuais forças neoliberais. Recuperar o sentido de um ideal que não busca uma imposição dogmática, mas é pensado como um fim orientado por um modelo crítico e normativo, que permite avaliar as deficiências e problemas das democracias reais; e, ao mesmo tempo, orientar e dirigir as ações necessárias para a reconstrução de cada instância da vida democrática, é um incentivo importante para se comprometer com o que Dewey chamou de responsabilidade para realizarmos novamente a democracia. Nesse contexto, por que falamos sobre o chamado da democracia à educação? É nesse sentido que tentaremos avançar no presente artigo que foi construído a partir de uma investigação bibliográfica.
Downloads
Referências
DEWEY, J. Democracia y educación. Madrid: Morata, 1995.
DEWEY, J. El hombre y sus problemas. Buenos Aires: Paidos, 1952.
DEWEY, J. La inteligencia y la conducta. Madrid: Ediciones de La Lectura, 1930.
DEWEY, J. La reconstrucción de la filosofía. Buenos Aires: Aguilar, 1959.
DEWEY, J.Liberalismo y acción social. Valencia: Alfons el Magnànim, 1996.
DEWEY, J. Libertad y cultura. Rosario: Rosario, 1946.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














