Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p133

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho busca analisar a formação do professor de Filosofia para o ensino médio a partir de dados obtidos em respostas a questionário oferecidos a um conjunto de professores especialmente atuantes em Londrina e região (NRL), incluindo alguns outros pertencentes a um outro Núcleo Regional vizinho. O texto é constituído por duas partes nucleares, sendo a primeira delas pautada em dados fornecidos pelo Censo 2011 do estado do Paraná, nos quais podemos situar os professores de Filosofia no estado, no município de Londrina e região. A segunda parte apresenta as respostas fornecidas pelos professores de Filosofia a partir das perguntas constituintes de um questionário elaborado para este fim. O conjunto desses dados é analisado neste estudo tendo alguns autores por balizas teóricas importantes nas observações, sugestões e encaminhamentos finais do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

GALLO, S. Entrevista com o professor Silvio Gallo: Ensino de Filosofia: os principais desafios. 2011. Disponível: http://filescola.blogspot.com.br/2011/10/entrevista-com-oprofessor-silvio-gallo.html. Acesso: 15 out. 2012.

MARSHALL, J. P. O professor e sua filosofia. São Paulo: Summus Editorial, 1977.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resultado do censo escolar 2011. Curitiba: Coordenação de Informações Educacionais, 2011.

NESEF – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA. Posicionamento dos educadores e pesquisadores do coletivo do NESEF/UFPR sobre as declarações da SEED em relação ao resultado do IDEB do Paraná – 2012.

Downloads

Publicado

24-02-2016

Como Citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 133–162, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/20815. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.