Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p133

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho busca analisar a formação do professor de Filosofia para o ensino médio a partir de dados obtidos em respostas a questionário oferecidos a um conjunto de professores especialmente atuantes em Londrina e região (NRL), incluindo alguns outros pertencentes a um outro Núcleo Regional vizinho. O texto é constituído por duas partes nucleares, sendo a primeira delas pautada em dados fornecidos pelo Censo 2011 do estado do Paraná, nos quais podemos situar os professores de Filosofia no estado, no município de Londrina e região. A segunda parte apresenta as respostas fornecidas pelos professores de Filosofia a partir das perguntas constituintes de um questionário elaborado para este fim. O conjunto desses dados é analisado neste estudo tendo alguns autores por balizas teóricas importantes nas observações, sugestões e encaminhamentos finais do texto.

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Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

HENNING, L. M. P. Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 133–162, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/20815. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

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