Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p133Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professoresResumo
O presente trabalho busca analisar a formação do professor de Filosofia para o ensino médio a partir de dados obtidos em respostas a questionário oferecidos a um conjunto de professores especialmente atuantes em Londrina e região (NRL), incluindo alguns outros pertencentes a um outro Núcleo Regional vizinho. O texto é constituído por duas partes nucleares, sendo a primeira delas pautada em dados fornecidos pelo Censo 2011 do estado do Paraná, nos quais podemos situar os professores de Filosofia no estado, no município de Londrina e região. A segunda parte apresenta as respostas fornecidas pelos professores de Filosofia a partir das perguntas constituintes de um questionário elaborado para este fim. O conjunto desses dados é analisado neste estudo tendo alguns autores por balizas teóricas importantes nas observações, sugestões e encaminhamentos finais do texto.Downloads
Referências
MARSHALL, J. P. O professor e sua filosofia. São Paulo: Summus Editorial, 1977.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resultado do censo escolar 2011. Curitiba: Coordenação de Informações Educacionais, 2011.
NESEF - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA. Posicionamento dos educadores e pesquisadores do coletivo do NESEF/UFPR sobre as declarações da SEED em relação ao resultado do IDEB do Paraná - 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Educação em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.














