Formação do professor de filosofia para o ensino médio: uma análise a partir de dados da realidade fornecidos por professores paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p133Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Ensino Médio, Formação de professoresResumo
O presente trabalho busca analisar a formação do professor de Filosofia para o ensino médio a partir de dados obtidos em respostas a questionário oferecidos a um conjunto de professores especialmente atuantes em Londrina e região (NRL), incluindo alguns outros pertencentes a um outro Núcleo Regional vizinho. O texto é constituído por duas partes nucleares, sendo a primeira delas pautada em dados fornecidos pelo Censo 2011 do estado do Paraná, nos quais podemos situar os professores de Filosofia no estado, no município de Londrina e região. A segunda parte apresenta as respostas fornecidas pelos professores de Filosofia a partir das perguntas constituintes de um questionário elaborado para este fim. O conjunto desses dados é analisado neste estudo tendo alguns autores por balizas teóricas importantes nas observações, sugestões e encaminhamentos finais do texto.Downloads
Referências
MARSHALL, J. P. O professor e sua filosofia. São Paulo: Summus Editorial, 1977.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resultado do censo escolar 2011. Curitiba: Coordenação de Informações Educacionais, 2011.
NESEF – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA. Posicionamento dos educadores e pesquisadores do coletivo do NESEF/UFPR sobre as declarações da SEED em relação ao resultado do IDEB do Paraná – 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.