Lições de pesquisa em filosofia da educação: quando o objeto de investigação é Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p10

Palavras-chave:

Pesquisa, Filosofia da Educação, Paulo Freire

Resumo

Tematizando o trabalho de pesquisa em filosofia da educação, focamos na figura de Paulo Freire enredando-o na rica problemática de seu personagem, tentando capturar o que dele podemos indicar como traços emblemáticos, retirando do estudo lições para o campo da referida pesquisa. A complexidade que o constitui gera as interrogações aqui apresentadas sobre sua pessoa, ao mesmo tempo em que causa a instigante procura por entendê-lo. Daí o interesse em investigar os traços de seu pensamento como filósofo da educação, constituindo assim o objeto central de nosso trabalho. Para a realização dessa pesquisa, selecionamos parte dos conceitos freirianos enquanto ferramentas para o entendimento da realidade brasileira e que expressam a consistência e relevância da problemática educacional apresentada pelo autor: conscientização, solidariedade, inexperiência democrática brasileira e a liberdade como principio educativo. A filosofia da educação freiriana oferece instrumentos para identificação das múltiplas formas de silenciamento presentes na estrutura opressora incluindo escolas - o que pode ser de outro modo. Aprendemos que a educação deve se nortear por principos constitutivos de uma teoria filosófico-pedagógica como criticidade, liberdade, democracia, autenticidade e autonomia, etc. A responsabilidade, corolário à busca pela libertação, desafia o professor para a permanente atuação de igual natureza. Focando pesquisas em Freire, retiramos dessas atividades de investigação algumas lições: necessidade de se conhecer muito bem o autor central do estudo e seus trações distintivos; importância do estabelecimento de princípios a partir dos quais a educação deve ser norteada; necessidade de um continuo acompanhamento reflexivo das ações pedagógicas; valorização da escola para a transformação da sociedade em vista da democracia; dentre outros.

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Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Filosofia (UFPR, 1974), tendo conquistado os títulos de Master of Education (MSU, 1976), Master of Science (ISU, 1991), Doutorado em Educação (UNESP, 2003) e Pós-Doutorado (Pós-Graduação em Filosofia, UFSC, 2014). Atualmente desenvolve atividades de pesquisa e docência na graduação e pós-graduação no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Renata Miranda de Araújo, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Mestre em educação pela Universidade estadual de Londrina (2015). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Professora temporária da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora em nível eletivo em instituição da Prefeitura Municipal de Londrina.

Elaine de Souza Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras/ Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (2005) e graduação em Secretariado Executivo Trilingue pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2010). Mestranda no curso do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL Atualmente professora de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação do Paraná - SEED.

 

Gustavo Kosienczuk Gomes, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Filosofia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (2023). Graduado Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2019). Atualmente é Educador Social na Instituição Centro Esperança por Amor Social (CEPAS)

 

Camila Cristina Ludovico de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação UEL. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2014). E especialização em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Atualmente é professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Rolândia/PR.

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Publicado

30-03-2024

Como Citar

HENNING, L. M. P.; ARAÚJO, R. M. de; FERREIRA, E. de S.; GOMES, G. K.; SOUZA, C. C. L. de. Lições de pesquisa em filosofia da educação: quando o objeto de investigação é Paulo Freire. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 1, p. 10–34, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/49901. Acesso em: 1 maio. 2024.