Pesquisa em filosofia da educação e o impacto na formação dos professores: reflexões sobre uma experiência da pesquisa para o exercício da atividade docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p53Palavras-chave:
Pesquisa filosófica, Grupos de pesquisa, Filosofia da Educação, Teoria e prática, Formação de professoresResumo
Neste artigo, como pedagoga e pesquisadora, faço um relato resumido de minhas experiências, desde à graduação até o presente momento depois do doutorado, permeado pela atuação na docência em escola de ensino fundamental, assim como pelas vivências e atuação em grupos de pesquisa. O objetivo desse relato de experiência foi destacar a influência da pesquisa em educação na formação de professores e estudantes de pedagogia e, consequentemente, ressaltar a relevância da interação entre teoria e prática. A reflexão sobre a formação profissional e pessoal que permeia o texto está apoiada em contribuições teóricas de diversos autores, sendo as principais referências nessa jornada a filosofia pragmática de John Dewey e o pensamento filosófico de Paulo Freire. Nas considerações finais há um destaque para a importância dos grupos de pesquisa para o enriquecimento, a ampliação de perspectivas e conhecimentos formação pessoal dos docentes. Consequentemente, advogo pela expansão dos espaços de pesquisa nos cursos de formação inicial e continuada dos professores.
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