O stricto sensu em áreas específicas e as práticas docentes de professores bacharéis no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p229Palavras-chave:
Docência no Ensino Superior, Formação docente, Docência por bacharéisResumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação sobre formação de professores para o Ensino Superior, a partir do problema de pesquisa: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no Ensino Superior desenvolvida no Mestrado em Educação de uma universidade pública?, visando analisar a perspectiva dos alunos bacharéis de Mestrado em Educação sobre formação para a docência no Ensino Superior. Neste artigo, o objetivo trata em refletir sobre práticas docentes de professores bacharéis do Ensino Superior, relativas às suas formações no stricto sensu. Foram levantadas informações, por meio de questionários, de 24 docentes bacharéis, 14 com formação no stricto sensu em áreas específicas e 10 em mestrado acadêmico em Educação, referentes à formação profissional, conhecimentos e experiências consideradas importantes à docência, contribuições dos cursos stricto sensu e as dificuldades enfrentadas na docência. A metodologia de pesquisa privilegiou abordagem de cunho predominantemente qualitativo, de caráter exploratório-descritivo (MINAYO, 1994). Dentre os resultados, verificou-se que os apontamentos dos participantes são muito semelhantes quando se referem aos desafios da docência. Entretanto, as contribuições dos cursos stricto sensu frequentados exerceram diferentes influências nos conhecimentos e experiências que esses bacharéis têm como fundamentais ao magistério.Downloads
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