O livro didático em uma perspectiva histórica: diálogos com a indústria cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50994

Palavras-chave:

Livro Didático, Indústria cultural, Mercadoria

Resumo

Este texto tem por finalidade promover reflexões acerca do livro didático em uma perspectiva histórica e sua relação com a indústria cultural. Para fundamentar o estudo, recorremos aos trabalhos desenvolvidos por Adorno e Horkheimer (1985), Benjamin (1989), Bittencourt (2001, 2020), entre outros autores que discutem a temática proposta. Por entender que os livros didáticos são elementos da cultura escolar, e o meio educacional está entrelaçado a um contexto social mais amplo, logo, compreendemos que os livros didáticos possuem relação com tal estrutura. Nesse contexto, é possível enfatizar que o livro didático é uma mercadoria da indústria cultural, o qual reproduz as ideologias dominantes e gera lucros aos seus produtores. Assim sendo, é necessária uma avaliação rigorosa para a utilização deste material no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista a formação crítica e emancipatória dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Berloffa Caraçato, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - PPE/ UEM. Pedagoga na Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Maringá - Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: viberloffa@hotmail.com.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Maringá - Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: mcgm.uem@gmail.com

Silvana Rodrigues Malheiro Huss, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Participa do Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares UEM. Maringá - Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: silvana.malheiro@gmail.com

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Publicado

03-02-2025

Como Citar

CARAÇATO, Viviane de Oliveira Berloffa; MACHADO, Maria Cristina Gomes; HUSS, Silvana Rodrigues Malheiro. O livro didático em uma perspectiva histórica: diálogos com a indústria cultural. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.50994. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50994. Acesso em: 10 abr. 2025.