O livro didático em uma perspectiva histórica: diálogos com a indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50994Palavras-chave:
Livro Didático, Indústria cultural, MercadoriaResumo
Este texto tem por finalidade promover reflexões acerca do livro didático em uma perspectiva histórica e sua relação com a indústria cultural. Para fundamentar o estudo, recorremos aos trabalhos desenvolvidos por Adorno e Horkheimer (1985), Benjamin (1989), Bittencourt (2001, 2020), entre outros autores que discutem a temática proposta. Por entender que os livros didáticos são elementos da cultura escolar, e o meio educacional está entrelaçado a um contexto social mais amplo, logo, compreendemos que os livros didáticos possuem relação com tal estrutura. Nesse contexto, é possível enfatizar que o livro didático é uma mercadoria da indústria cultural, o qual reproduz as ideologias dominantes e gera lucros aos seus produtores. Assim sendo, é necessária uma avaliação rigorosa para a utilização deste material no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista a formação crítica e emancipatória dos sujeitos.
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