O stricto sensu em áreas específicas e as práticas docentes de professores bacharéis no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p229

Palavras-chave:

Docência no Ensino Superior, Formação docente, Docência por bacharéis

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação sobre formação de professores para o Ensino Superior, a partir do problema de pesquisa: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no Ensino Superior desenvolvida no Mestrado em Educação de uma universidade pública?, visando analisar a perspectiva dos alunos bacharéis de Mestrado em Educação sobre formação para a docência no Ensino Superior. Neste artigo, o objetivo trata em refletir sobre práticas docentes de professores bacharéis do Ensino Superior, relativas às suas formações no stricto sensu. Foram levantadas informações, por meio de questionários, de 24 docentes bacharéis, 14 com formação no stricto sensu em áreas específicas e 10 em mestrado acadêmico em Educação, referentes à formação profissional, conhecimentos e experiências consideradas importantes à docência, contribuições dos cursos stricto sensu e as dificuldades enfrentadas na docência. A metodologia de pesquisa privilegiou abordagem de cunho predominantemente qualitativo, de caráter exploratório-descritivo (MINAYO, 1994). Dentre os resultados, verificou-se que os apontamentos dos participantes são muito semelhantes quando se referem aos desafios da docência. Entretanto, as contribuições dos cursos stricto sensu frequentados exerceram diferentes influências nos conhecimentos e experiências que esses bacharéis têm como fundamentais ao magistério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Donato Reche, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora efetiva da Instituto Federal Catarinense.

Maura Maria Morita Vasconcellos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ANASTASIOU, L. G. Docência na educação superior. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006. p. 147-172.

CASTRO, R. M. A pós-graduação em educação no Brasil: alguns aspectos à luz de estudos realizados na área. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 263-287, dez. 2012.

CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSINI, M. C. (org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: INEP, 2000. p. 45-53.

CUNHA, M. I. O campo da iniciação à docência universitária como um desafio. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT04-6134--Int.pdf.Acesso em: 5 set. 2013.

DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento?. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

FAGUNDES, M. C. V.; BROILO, C. L.; FORSTER, M. M. S. É possível construir a docência universitária? Apontamos caminhos. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 31., 2008, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2008. p. 1-16.

GOERGEN, P. Universidade e compromisso social. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. (org.). Universidade e compromisso social. Brasília: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 65-95.

ISAIA, S. M. A.; MACIEL, A. M. R.; BOLZAN, D. P. V. Educação Superior: a entrada na docência universitária. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT08-6411--Res.pdf. Acesso em: 9 set. 2013.

ISAIA, S. M. A. Desafios à docência superior: pressupostos a considerar. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006. p. 63-84.

JOAQUIM, N. F.; VILAS BOAS, A. A.; CARRIERI, A. P. Entre o discurso práticado e a realidade percebida no processo de formação docente. Avaliação, Campinas, v. 17, n. 2, p. 503-528, jul. 2012.

LUZ, S. P.; BALZAN, N. C. Programa de formação continuada para docentes da educação superior: um estudo avaliativo a partir dos resultados de uma tese. Avaliação, Campinas, v. 17, n. 1, p. 11-41, mar. 2012.

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2007.

MICHELOTTO, R. M.; ZAINKO, M. A. S.; ANDRICH, E. G. Educação superior no Paraná 1991 – 2004. In: RISTOFF, D.; GIOLO, J. (org.). Educação superior brasileira: 1991-2004. Brasília: INEP, 2006. p.21-70.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 9-29.

MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. Avaliação por triangulação de métodos: abordagens de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MOROSINI, M. C.; MOROSINI, L. Pedagogia universitária: entre a convergência e a divergência na busca do alomorfismo universitário. In: RISTOFF, D.; SAVEGNANI, P. Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006. p. 47-63.

OLIVEIRA, C. C.; VASCONCELLOS, M. M. M. A formação pedagógica institucional para a docência na Educação Superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 15, n. 39, p. 1011-1024, out./dez. 2011.

PEREIRA, E. M. A. (org.). Universidade e educação geral: para além da especialização. Campinas: Alínea, [2007]. (Coleção Educação em Debate).

RIBEIRO, M. L.; CUNHA, M. I. Trajetórias da docência universitária em um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 14, n. 32, p. 55-68, jan./mar. 2010.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.

VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004.

Downloads

Publicado

21-12-2019

Como Citar

DONATO RECHE, Bruna; VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. O stricto sensu em áreas específicas e as práticas docentes de professores bacharéis no ensino superior. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 229–246, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35994. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.