Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação
Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação (Revista Educação em Análise, v. 10, 2025)
Organizadoras: Prof. Dra. Marleide Rodrigues Silva Perrude e Prof. Dra. Margarida de Cássia Campos
Dado a importância de dialogar sobre os avanços, impactos e reflexos sobre as ações afirmativas no Ensino Superior, o dossiê em questão terá como objetivo: a) Discutir as ações afirmativas na graduação e pós-graduação; b) Socializar as pesquisas e relatos de estudantes ingressantes via ações afirmativas. c)Promover discussões que tangem o papel da universidade na implementação de políticas de ações afirmativas no Ensino Superior. Justifica-se este dossiê pela importância das políticas de ações afirmativas para inserção na graduação e pós-graduação de estudantes negros/negras, indígenas, pessoas trans, quilombolas e pessoas com deficiência. O acesso desses grupos aos espaços acadêmicos é assinalado por uma desigualdade histórica. Sua ausência vem sendo problematizada a partir das discussões sobre as políticas de ações afirmativas nesses espaços. Tais políticas visam garantir direitos historicamente negados para alguns grupos populacionais, portanto, pode ser vista como uma estratégia de luta contra as desigualdades e produção de equidade, tendo como foco vários segmentos sociais que são alvo de discriminação. Sendo assim, as ações afirmativas são políticas públicas e privadas que visam promover justiça social, equidade e a reparação de direitos essenciais, conforme prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada pela Constituição Federal de 1988.
Vale salientar que o avanço de tal política não ocorreu sem conflitos e tensões. Os movimentos sociais, sobretudo o negro e o indígena, tem sido os protagonistas dessas conquistas. Sendo assim, as ações afirmativas na graduação e pós-graduação ampliaram o acesso dos estudantes, oportunizando-lhes o direito à pesquisa e a produção de novos conhecimentos.
No entanto, os estudos e pesquisas sobre as políticas de ações afirmativas na pós-graduação são reduzidos no campo político e acadêmico. Diante do exposto, cabe estimular/aguçar/provocar novos estudos para a compreensão do fenômeno diante dos desafios de sua implementação, ademais devemos propor espaços que reflitam sobre a permanência desses estudantes.
A chamada de artigos para o dossiê está aberta até o dia 30 de março de 2025 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas por meio do sistema online da revista: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/about/submissions
Saiba mais sobre Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação