Sobre a Revista

A revista  Educação em Análise é um periódico eletrônico de fluxo contínuo e em Open Access. É uma iniciativa conjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Publica, após processo de avaliação entre pares, artigos científicos inéditos, ensaios e resenhas originais sobre temáticas educacionais, nos idiomas português, espanhol e inglês.

 

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Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação

27-01-2025

Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação (Revista Educação em Análise, v. 10, 2025)

Organizadoras: Prof. Dra. Marleide Rodrigues Silva Perrude e Prof. Dra. Margarida de Cássia Campos

 

Dado a importância de dialogar sobre os avanços, impactos e reflexos sobre as ações afirmativas no Ensino Superior, o dossiê em questão terá como objetivo: a) Discutir as ações afirmativas na graduação e pós-graduação; b) Socializar as pesquisas e relatos de estudantes ingressantes via ações afirmativas. c)Promover discussões que tangem o papel da universidade na implementação de políticas de ações afirmativas no Ensino Superior. Justifica-se este dossiê pela importância das políticas de ações afirmativas para inserção na graduação e pós-graduação de estudantes negros/negras, indígenas, pessoas trans, quilombolas e pessoas com deficiência. O acesso desses grupos aos espaços acadêmicos é assinalado por uma desigualdade histórica. Sua ausência vem sendo problematizada a partir das discussões sobre as políticas de ações afirmativas nesses espaços. Tais políticas visam garantir direitos historicamente negados para alguns grupos populacionais, portanto, pode ser vista como uma estratégia de luta contra as desigualdades e produção de equidade, tendo como foco vários segmentos sociais que são alvo de discriminação. Sendo assim, as ações afirmativas são políticas públicas e privadas que visam promover justiça social, equidade e a reparação de direitos essenciais, conforme prevê a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ratificada pela Constituição Federal de 1988.

Vale salientar que o avanço de tal política não ocorreu sem conflitos e tensões. Os movimentos sociais, sobretudo o negro e o indígena, tem sido os protagonistas dessas conquistas. Sendo assim, as ações afirmativas na graduação e pós-graduação ampliaram o acesso dos estudantes, oportunizando-lhes o direito à pesquisa e a produção de novos conhecimentos.

No entanto, os estudos e pesquisas sobre as políticas de ações afirmativas na pós-graduação são reduzidos no campo político e acadêmico. Diante do exposto, cabe estimular/aguçar/provocar novos estudos para a compreensão do fenômeno diante dos desafios de sua implementação, ademais devemos propor espaços que reflitam sobre a permanência desses estudantes.

A chamada de artigos para o dossiê está aberta até o dia 30 de março de 2025 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas por meio do sistema online da revista: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/about/submissions

Saiba mais sobre Chamada de artigos – Dossiê: Ações Afirmativas na Graduação e Pós-Graduação

Edição Atual

v. 10 (2025): Publicação Contínua
					Visualizar v. 10 (2025): Publicação Contínua
Publicado: 25-01-2025

Artigos

  • Inteligência artificial utilizada na auditoria de recursos públicos destinados para alimentação escolar

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.49741
    Renata Salles Silva, Wilson de Souza Melo Junior, Ana Gleice da Silva Santos, Charles Bezerra do Prado
    1-15
  • O livro didático em uma perspectiva histórica: diálogos com a indústria cultural

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50994
    Viviane de Oliveira Berloffa Caraçato, Maria Cristina Gomes Machado, Silvana Rodrigues Malheiro Huss
    1-17
  • Atribuição docente e controle do ofício de professoras primárias rurais sob a ótica de Foucault (Londrina, PR, 1961-1969)

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51055
    Thais Bento Faria, Jéssica Mayara Ariza Mariano
    1-19
  • O papel do profissional de apoio na inclusão do estudante com TEA: um estudo em uma escola de Rondônia

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51463
    Leandra Regina Lima Vieira dos Reis, Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Flaviane Pelloso Molina Freitas
    1-21
  • Um estudo sobre o conceito de socialização a partir de autores clássicos da Sociologia

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.50533
    Luana Lopes
    1-16
  • Formação para a docência e saberes vivenciados no programa de Residência Pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51814
    Joselma Silva, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
    1-23
  • Atuação da Coordenação Pedagógica do Campus Porto Nacional, do IFTO, sob o olhar docente: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51817
    Wesley Vieira da Silva, Mary Lucia Gomes Silvério de Senna , Kenya Maria Vieira Lopes
    1-17
  • O Acolhimento Residencial e o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) - educação como resposta a jovens em perigo de exclusão

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51914
    Marília Favinha, Cláudia Chambel
    1-17
  • A pesquisa em humanidades no Paraná: o fomento da Fundação Araucária em duas décadas

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52018
    Cláudia Chueire de Oliveira
    1-18

Dossiê

  • Entre formação acadêmica e a atuação política: o NEIAB na produção de Políticas Afirmativas na Universidade Estadual de Maringá-PR

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51720
    Delton Aparecido Felipe, Ana Paula Herrera de Souza, Catarina Messias Alves, Lílian Amorim Carvalho
    1-19
  • Cotas raciais e identidade negra na universidade

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52083
    Maria Valéria Barbosa, Selma de Fátima Vanderley, Daniela Almeida Lira
    1-21

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