O papel do profissional de apoio na inclusão do estudante com TEA: um estudo em uma escola de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51463

Palavras-chave:

Educação especial, Educação inclusiva, Educador social, Profissional de apoio, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

Esta pesquisa aborda a temática do profissional de apoio à inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A questão principal da investigação é: qual o papel do profissional de apoio à inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública municipal localizada no Estado de Rondônia (RO)? Apresenta como objetivo geral analisar o papel deste profissional. A partir dos procedimentos da pesquisa de levantamento e análise documental, os dados foram coletados no Edital de contratação e Projeto Pedagógico, além de entrevista com cinco educadores sociais (ES), e interpretados por meio da análise de conteúdo. Tem como principais resultados e discussão: I) evidenciou-se que as disposições legais que regem sobre o profissional especializado de apoio ao estudante com TEA, porém na instituição participante exige que o profissional tenha como requisito mínimo Ensino Fundamental completo para ser contratado; II) identificou-se que cada um deles acompanhava um aluno com TEA, e por meio da formação continuada recebiam orientações para seu trabalho; III) verificou-se que, mesmo sem formação especializada, os ES acompanhavam as atividades pedagógicas em sala de aula auxiliando os alunos com TEA para que eles participem e realizem as tarefas propostas pela professora regente.

 

Downloads

Biografia do Autor

Leandra Regina Lima Vieira dos Reis, Universidade Federal de Rondônia

Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional/AEE atendimento especializado e sala de recursos multifuncionais e educação especial/ educação inclusiva/ múltiplas deficiências pelo Instituto Facuminas, Universidade Federal de Rondônia – Ariquemes - Rondônia, Brasil. Endereço eletrônico: leandravieira292@gmail.com

Jacqueline Lidiane de Souza Prais, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Federal de Rondônia – Ariquemes - Rondônia, Brasil. Endereço eletrônico: jacqueline_lidiane@hotmail.com

Flaviane Pelloso Molina Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente Psicopedagoga Clínica e realizando estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho – Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: fmolinafreitas@gmail.com

Referências

ANGELO, Jamisson Silva. O papel do professor na inclusão do aluno autista. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, n. 7, v. 3, p. 137-150, jul. 2021. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aluno- autista. Acesso em: 22 dez. 2022.

APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014. Disponível em: https://www.institutopebioetica.com.br/documentos /manual- diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em 28 de nov. de 2023.

ARIQUEMES. Edital Nº 002/2023. Processo Seletivo Simplificado da Associação de Pais e Professores - APP. Ariquemes: [Secretaria Municipal de Educação], 2023.

ARIQUEMES. Projeto Pedagógico Escolar. Ariquemes: Secretaria municipal de educação/SEMED, 2021.

BARBERINI, Karize Younes. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Pepsic, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci _abstract&pid=S1519-03072016000100006. Acesso em: 08 de nov. de 2023. DOI: https://doi.org/10.22310/1809-4139/cpdd.v16n1p46-55

BARBOSA, Ana Karla Gomes.; BEZERRA, Tarcileide Maria Costa. Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Ensino em Perspectivas, Itaperi, v. 2, n. 2, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/ article/view/5871. Acesso em: 20 dez. 2023.

BARBOSA, Karina Pereira.; PERES, Cristiane. Pereira.; PRZYLEPA, Mariclei. O trabalho pedagógico do professor de apoio na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Revista Educação Especial em Debate, Vitoria, v. 5, n. 9, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31597. Acesso em: 24 de dez. de 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BEZERRA, Giovani. Ferreira. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva: por uma (auto) crítica propositiva. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e24342, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24342 . Acesso em: 28 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24342

BRASIL. Lei nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista. Brasilia: Presidência da República, Casa Civil, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC, jan. 2008.

BRITES, Luciana.; BRITES, C. Mentes únicas: aprenda como descobrir, entender e estimular uma pessoa com autismo e desenvolva suas habilidades impulsionando seu potencial. São Paulo: Editora Gente Liv e Edit, 2019.

COELHO, Lildeani Santos. Transtorno do espectro do autismo: inclusão escolar. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021. Disponível em: https://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3560. Acesso em: 18 dez. 2023.

CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wak, 2017. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2014. Acesso em 19 dez. 2023.

DIAS, Adelaide Alves.; SANTOS, Isabelle Sercundes; DE ABREU, Adams. Ricardo. Pereira. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: contextos de inclusão/exclusão na educação infantil. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 101-124, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8121800.pdf. Acesso em: 25 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79005

DIAS, Renan. Italo. Rodrigues. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na escola comum: desafios e possibilidades. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, Dourados, v. 7, n. 9, p. 123–130, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/ead/article/view/10745. Acesso em: 25 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10745

DUPIN, Aline Aparecida Silva Quitã.; SILVA, Michele Oliveira. Educação especial e a legislação brasileira: revisão de literatura. Scientia Vitae, [s. l], v. 10, n. 29, p. 65-79, jul/set. 2020 Disponível em: https://revistaifspsr.com/v10n297690.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.

FERREIRA FILHO, Pedro. A inclusão do aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras- Inglês) – Universade Federal de Paraíba, João Pessoa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29175. Acesso em: 18 dez. 2023.

FERREIRA, Hosana Santos. Práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma de educação infantil direcionadas a alunos com Transtorno do Espectro Autista. 2023. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2023. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/4899. Acesso em: 29 dez. 2023.

LIMA, Gabtriel Kluppel.; HALICK, Silvia Mara Souza. Dificuldades para inclusão de crianças autistas na população neuropediatria de Guarapuava e região. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 379–397, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/44595. Acesso em: 21 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p379

MARCONI, Marina. Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.

PRAIS, Jacqueline Lidiane Souza. Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem: uma pesquisa colaborativa. 2020. 300f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/. Acesso em: 28 nov. 2023.

VIOTO, Josiane Rodrigues Barbosa. Práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas regulares de ensino direcionadas a alunos com transtorno do espectro autista: uma pesquisa bibliográfica, 2022. 214f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes -teses/teses /category/24-2022?download=513:2022-vioto-josiane-rodrigues-barbosa. Acesso em: 28 nov. 2023.

VIOTO, Josiane Rodrigues Barbosa.; VITALIANO, Célia Regina. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, Vitória da Conquista, n. 33, p. 47–59, 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671. Acesso em: 26 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13671

Publicado

18-02-2025

Como Citar

REIS, Leandra Regina Lima Vieira dos; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; FREITAS, Flaviane Pelloso Molina. O papel do profissional de apoio na inclusão do estudante com TEA: um estudo em uma escola de Rondônia. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.51463. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51463. Acesso em: 17 abr. 2025.