Dificuldades para inclusão de crianças autistas na população neuropediatria de Guarapuava e região
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p379Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista (TEA), Inclusão autista, Autismo na escola.Resumo
O transtorno do espectro autista é caracterizado por distúrbios no desenvolvimento das áreas de comunicação, interação social e comportamento. O presente estudo busca avaliar se crianças com autismo estão sendo incluídas no ensino regular com abordagens pedagógicas e adaptações curriculares para otimizar o seu potencial de desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (entrevistas individuais) que buscou identificar se a inclusão das crianças está ocorrendo e quais as dificuldades mencionadas pelos pais ou responsáveis. Ao todo, 41 pais ou responsáveis legais participaram do questionário e colocaram suas avaliações de forma objetiva e discursiva sobre a inclusão de seus filhos. As respostas indicaram que em uma perspectiva geral o ambiente escolar oferece apoio para o desenvolvimento das principais áreas afetadas pelo autismo, porém ainda com muitas carências. A formação de profissionais habilitados para trabalhar as particularidades dos autistas possibilitará a construção de conhecimento para práticas educacionais que propiciem o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista, como presente na nota técnica Nº 24 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE. Os resultados sugerem que são inúmeras as dificuldades de inclusão de crianças autistas no ensino regular, entre elas a falta de preparo profissional, escolar e do diagnóstico tardio de algumas crianças.
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