Dificuldades para inclusão de crianças autistas na população neuropediatria de Guarapuava e região

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n2p379

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista (TEA), Inclusão autista, Autismo na escola.

Resumo

O transtorno do espectro autista é caracterizado por distúrbios no desenvolvimento das áreas de comunicação, interação social e comportamento. O presente estudo busca avaliar se crianças com autismo estão sendo incluídas no ensino regular com abordagens pedagógicas e adaptações curriculares para otimizar o seu potencial de desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (entrevistas individuais) que buscou identificar se a inclusão das crianças está ocorrendo e quais as dificuldades mencionadas pelos pais ou responsáveis. Ao todo, 41 pais ou responsáveis legais participaram do questionário e colocaram suas avaliações de forma objetiva e discursiva sobre a inclusão de seus filhos. As respostas indicaram que em uma perspectiva geral o ambiente escolar oferece apoio para o desenvolvimento das principais áreas afetadas pelo autismo, porém ainda com muitas carências. A formação de profissionais habilitados para trabalhar as particularidades dos autistas possibilitará a construção de conhecimento para práticas educacionais que propiciem o desenvolvimento sócio cognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista, como presente na nota técnica Nº 24 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE. Os resultados sugerem que são inúmeras as dificuldades de inclusão de crianças autistas no ensino regular, entre elas a falta de preparo profissional, escolar e do diagnóstico tardio de algumas crianças.  

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Biografia do Autor

Gabriel Kluppel Lima

Graduação em Medicina - Centro Universitário Campo Real - Guarapuava/PR

Silvia Mara de Souza Halick, Centro Universitário Campo Real

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1997), é especialista em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná(1999) e em Neuropediatria também pela UFPR (2001), Especialista em Preceptoria de Residência Médica no SUS(2016).Possui experiência de 16 anos em atendimento na área privada e em atendimento no Serviço Publico de Saúde nas áreas de Pediatria e Neuropediatria. Experiência em docência universitária de 5 anos na Faculdade Campo Real e em Preceptoria na Residência Médica de Pediatria no Hospital Angelina Caron em Campina Grande do Sul-Grande Curitiba. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Faculdades Pequeno Príncipe (2019). Membro do Colegiado e NDE do curso de Medicina do Centro Universitário Campo Real.

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Publicado

01-12-2023

Como Citar

LIMA, Gabriel Kluppel; HALICK, Silvia Mara de Souza. Dificuldades para inclusão de crianças autistas na população neuropediatria de Guarapuava e região. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 2, p. 379–397, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n2p379. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/44595. Acesso em: 24 nov. 2024.

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