O Chile “na” Amazônia Rondoniense: arpilleras e arpilleros, histórias, tramas e experiências no âmbito do Programa de Iniciação à Docência - PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51766

Palavras-chave:

Educação, Ensino de história, Ditadura militar no Chile, Resistência, Arpilleras, Arpilleros

Resumo

O presente estudo tem como foco a reflexão sobre histórias de migrações a partir da década de 1970, narradas e (re)escritas por estudantes de Licenciatura em História e em Educação do Campo, da Universidade Federal de Rondônia, também entrecortadas pelas memórias de uma docente do ensino superior. Deriva de um projeto de pesquisa-participante, tem como escopo a dialética presente no pensar-realizar-pensar no decorrer das atividades empreendidas junto ao subprojeto do Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Rondônia, edição 2022. Ao passo que os (as) bolsistas estudavam, liam, ouviam canções e realizavam “bordados” inspirados na técnica das arpilleras chilenas. As histórias foram aquelas emergidas das experiências próprias e de seus ancestrais (pais, avós, e outros parentes). No entrelace dos fios das memórias foram alinhavando narrativas e depositando-as nos tecidos e com eles iniciando-se em uma entre tantas possibilidades para ensinar e pensar a história.  Adotou-se pressupostos teóricos Freire (1997) e Rama (2015). Optou-se também pela escrita das experiências e vivências passadas da autora, entrecortadas e associadas as resistências das mulheres chilenas no período da ditadura do General Pinochet e uma mulher brasileira (catarinense) fez do bordado seu sustento, sua luz e beleza que a dor do excesso transformou em insanidade temporária.

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Biografia do Autor

Adriane Pesovento, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora efetiva da Universidade Federal de Rondônia. Rolim de Moura, Rondônia, Brasil. Endereço eletrônico: adriane.pesovento@unir.br. 

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

PESOVENTO, Adriane. O Chile “na” Amazônia Rondoniense: arpilleras e arpilleros, histórias, tramas e experiências no âmbito do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.51766. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/51766. Acesso em: 10 abr. 2025.