Cotas raciais e identidade negra na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52083

Palavras-chave:

Políticas de ação afirmativa, Cotas raciais, Identidade

Resumo

Este trabalho, oriundo de pesquisa de doutorado, teve como objetivo analisar se as cotas raciais contribuem para a construção da identidade de graduandos/as cotistas de universidade pública. As cotas raciais foram importantes para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como, espaço de visibilidade e transformação do grupo beneficiado e as resistências engendradas pelas diversas frentes negras tem parte importante nessas conquistas. A proposta deste artigo é apresentar os resultados obtidos na referida pesquisa no que tange aos benefícios líquidos que a política social reverbera em cada sujeito beneficiário, no seu meio social, na universidade e na sociedade.

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Biografia do Autor

Maria Valéria Barbosa, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Assistente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Marília, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: valeria.barbosa@unesp.br.

Selma de Fátima Vanderley, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tupã, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: selma.f.vanderley@gmail.com.

Daniela Almeida Lira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Marília, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: daniela.almeidalira@gmail.com.

Referências

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Publicado

20-02-2025

Como Citar

BARBOSA, Maria Valéria; VANDERLEY, Selma de Fátima; LIRA, Daniela Almeida. Cotas raciais e identidade negra na universidade. Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52083. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52083. Acesso em: 17 abr. 2025.