A pesquisa em humanidades no Paraná: o fomento da Fundação Araucária em duas décadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52018

Palavras-chave:

Humanidades, Contexto da educação, Pesquisa e desenvolvimento, Política científica e tecnológica, Desenvolvimento regional

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar as relações construídas entre ciência, território paranaense e concepção/produção/disseminação dos conhecimentos em humanidades, no âmbito das proposições de fomento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, nos anos de 2000 a 2024. A metodologia de pesquisa exploratório-descritiva ancorou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa com auxílio da análise documental, entrevistas semiestruturadas e abertas com seis gestores da Fundação. Os resultados demonstram que: o investimento em humanidades foi evidenciado timidamente, embora a Araucária tenha expandido, de modo gradual, o apoio para os projetos de pesquisadores paranaenses de diversos campos do conhecimento; existe demanda crescente das humanidades, apesar de o fomento não ser correspondente; portanto, cientistas da área necessitam notabilizar seus projetos em interconexões que solicitem maior aporte financeiro. As análises ainda asseguram que é indispensável o detalhamento de informações nos documentos da Fundação Araucária para que as ciências humanas e outras áreas que também carecem de investimentos mais robustos sejam evidenciadas e, consequentemente, contempladas nas diferentes regiões do território paranaense.

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Biografia do Autor

Cláudia Chueire de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil. Endereço eletrônico: claudiachuoliveira@gmail.com.

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Publicado

20-02-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Cláudia Chueire de. A pesquisa em humanidades no Paraná: o fomento da Fundação Araucária em duas décadas . Educação em Análise, Londrina, v. 10, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5433/1984-7939.2025.v10.52018. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/52018. Acesso em: 14 dez. 2025.