A pesquisa em humanidades no Paraná: o fomento da Fundação Araucária em duas décadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.52018Palavras-chave:
Humanidades, Contexto da educação, Pesquisa e desenvolvimento, Política científica e tecnológica, Desenvolvimento regionalResumo
Este texto tem por objetivo analisar as relações construídas entre ciência, território paranaense e concepção/produção/disseminação dos conhecimentos em humanidades, no âmbito das proposições de fomento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, nos anos de 2000 a 2024. A metodologia de pesquisa exploratório-descritiva ancorou-se nos pressupostos da abordagem qualitativa com auxílio da análise documental, entrevistas semiestruturadas e abertas com seis gestores da Fundação. Os resultados demonstram que: o investimento em humanidades foi evidenciado timidamente, embora a Araucária tenha expandido, de modo gradual, o apoio para os projetos de pesquisadores paranaenses de diversos campos do conhecimento; existe demanda crescente das humanidades, apesar de o fomento não ser correspondente; portanto, cientistas da área necessitam notabilizar seus projetos em interconexões que solicitem maior aporte financeiro. As análises ainda asseguram que é indispensável o detalhamento de informações nos documentos da Fundação Araucária para que as ciências humanas e outras áreas que também carecem de investimentos mais robustos sejam evidenciadas e, consequentemente, contempladas nas diferentes regiões do território paranaense.
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