O PABAEE na historiografia educacional brasileira (1997-2024)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2025.v10.51906Palavras-chave:
PABAEE, Historiografia da educação, Estado da arteResumo
O artigo tem por objetivo analisar como o PABAEE (Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar) levado à cabo entre 1956 e 1964 tem sido investigado na historiografia da educação brasileira recente, em trabalhos produzidos entre os anos 1997 e 2024. Recorrendo a três bases bibliográficas – as revistas da área de História da Educação publicadas no Brasil; o Banco de Teses e Dissertações da CAPES e o Google Acadêmico bem como a uma obra impressa considerada referência obrigatória no tema – as conclusões apontam que o PABAEE tem sido, quantitativamente, objeto de um número ainda restrito de estudos – embora crescentes nos últimos anos –, o que sugere ser esse um terreno fecundo para a Oficina da História. Trata-se de um objeto que reclama maior atenção dos historiadores da educação que queiram se debruçar sobre os processos de formação de professores bem com os modelos pedagógicos para o ensino primário em circulação no Brasil na segunda metade do século XX. Estudos com recortes regionais acerca do impacto do Programa, com recortes biográficos acompanhando trajetórias de cursistas ou que tomem os impressos do Programa como fonte são possibilidades de investigações futuras que este balanço anuncia.
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