Ensinando o professor não especialista a ensinar música: experiências de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p482Palavras-chave:
Formação de professores; Música na escola; Formação pedagógica de músicosResumo
Este texto em forma de diálogo entre orientador e orientanda narra e reflete sobre as experiências que ambos tiveram em épocas distintas em sua vida profissional, ao trabalhar com professores de classe sem formação musical de forma a permitir-lhes certo conhecimento e certa possibilidade de trabalho com seus alunos em sala de aula e depois reflete o caso contrário, quando estudantes ou músicos com forte conhecimento musical ensinam sem ter formação mínima em questões, metodologias e processos reflexivos em educação. O diálogo traz autores da área da educação, como Vigostski (2009); Schafer (1991); Nóvoa (1992); Bueno (2002); Zagonel (2003) e Chaves (2014). A metodologia apoia-se na relevância das entrevistas e das autobiografias na discussão da profissão docente. Ao final considera as relações entre educação e música, trazendo reflexões sobre a formação dos professores de música e os professores de classe, nas universidades ou fora delas.
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Referências
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