Especificidades da pesquisa filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n1p77Palavras-chave:
Leitura filosófica; Pesquisa científica; Pesquisa filosófica.Resumo
A filosofia e a ciência são diferentes formas de interpretação da realidade. Embora estas não sejam as únicas formas de conhecimento criadas pelo ser humano, elas se distinguem das demais por serem pautadas por rigorosos critérios que presidem sua constituição, comprovação e transmissão. Tais critérios precisam ser estritamente seguidos para que tais formas de conhecimento possam se justificar racionalmente. Diante disso a proposta deste trabalho é analisar as principais características da pesquisa filosófica e indicar quais são os elementos que definem a sua especificidade, o que exige, necessariamente, a abordagem dos métodos de pesquisa que são usados para sua construção e apresentação. Assim, buscou-se para além da produção de autores que discutem esse ponto, entrevistar pares, professores (as) doutores (as) que produzem e publicam pesquisas filosóficas com o intuito de alargarmos essa compreensão. As entrevistas partiram de duas questões estruturadas: 1) Qual ou quais são as principais características de uma pesquisa filosófica? 2) Qual a diferença entre uma leitura filosófica e uma pesquisa filosófica? O que caracteriza uma pesquisa filosófica? E, estão apresentadas juntamente à discussão dos seguintes autores: Severino (2002), Folscheid e Wunenburger (2006), Porta (2007) e Kochë (2011) que se ocuparam da temática da pesquisa científica e da pesquisa filosófica.
Downloads
Referências
FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean Jacques. Metodologia filosófica. 3. ed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
HENNING, Leoni Maria Padilha. Pesquisa filosófica na educação. In: HENNING, Leoni Maria Padilha. (org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico educacional. Londrina: EDUEL, 2010.
KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petropolis: Vozes, 2011.
PORTA, Mario Ariel Gonzales. A filosofia a partir dos seus problemas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Aparecida Lima Piai Rosa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.