O trabalho pedagógico com literatura infantil: possibilidades de estudos e ações individuais e coletivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p445Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural; Educação infantil; Literatura infantil; Formação de professores.Resumo
O artigo tem como objetivo discutir a Literatura Infantil em sua tríplice função de estratégia, conteúdo e recurso didático-pedagógico, conforme proposto por Chaves (2011). A pesquisa norteou-se a partir da seguinte questão: Como é possível realizar práticas pedagógicas humanizadoras com os expoentes da Literatura Infantil concebida como história, música e poesia? Teve como base os princípios da Ciência da História expressos nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Realizou-se um estudo bibliográfico com desdobramento em Formação de Professores, organizada no âmbito do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII, realizada no estado de Rondônia, em dois municípios, quais sejam: Monte Negro e Itapuã do Oeste, no ano de 2018, sob a coordenação da Professora Doutora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Como resultados dos estudos e vivências, constataram-se ricas possibilidades de abordagem da Literatura Infantil como instrumentalização do trabalho docente no sentido de promover o máximo desenvolvimento de crianças e escolares.
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