O trabalho pedagógico com literatura infantil: possibilidades de estudos e ações individuais e coletivas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p445Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural; Educação infantil; Literatura infantil; Formação de professores.Resumo
O artigo tem como objetivo discutir a Literatura Infantil em sua tríplice função de estratégia, conteúdo e recurso didático-pedagógico, conforme proposto por Chaves (2011). A pesquisa norteou-se a partir da seguinte questão: Como é possível realizar práticas pedagógicas humanizadoras com os expoentes da Literatura Infantil concebida como história, música e poesia? Teve como base os princípios da Ciência da História expressos nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Realizou-se um estudo bibliográfico com desdobramento em Formação de Professores, organizada no âmbito do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII, realizada no estado de Rondônia, em dois municípios, quais sejam: Monte Negro e Itapuã do Oeste, no ano de 2018, sob a coordenação da Professora Doutora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Como resultados dos estudos e vivências, constataram-se ricas possibilidades de abordagem da Literatura Infantil como instrumentalização do trabalho docente no sentido de promover o máximo desenvolvimento de crianças e escolares.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.
CHAVES, Marta. Contar história de autores e personagens: realizações pedagógicas de encantos e ensino. In: TOZETTO, Susana Soares (org.). Professores em formação: saberes, práticas e desafios. Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 210-236.
CHAVES, Marta. Enlaces da teoria histórico-cultural com a literatura infantil. In: CHAVES, Marta (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: Eduem, 2011. p. 97-105.
CHAVES, Marta. Formação contínua de professores e a teoria histórico-cultural na educação infantil. Fractal, Niterói, v. 32, p. 227-232, 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/41036 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v32_i-esp/41036
CHAVES, Marta. Formação contínua e práticas educativas: possibilidades humanizadoras. In: CAÇÃO, Maria Izaura; MELLO, Suely Amaral; SILVA, Vandeí Pinto da (org.). Educação e desenvolvimento humano: contribuições da abordagem histórico-cultural para a educação escolar. Jundiaí: Paco Editorial, 2014a. p. 119-139.
CHAVES, Marta. Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na educação infantil. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 17, n. 3, p. 81-91, 2014b. DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v17i3.28210
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teorias, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
GARCIA, Avany Aparecida. Linguagem e desenvolvimento psíquico: proposições da teoria histórico-cultural para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021. Disponível em: http://old.ppe.uem.br/teses/2021/2021%20-%20AVANY%20APARECIDA%20GARCIA.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.
GARCIA, Avany Aparecida; LEÃO, Jacinto Pedro Pinto. Livro didático e o ensino de língua portuguesa no sexto ano do ensino fundamental: perspectivas da teoria histórico-cultural. Culturas & Fronteiras, Porto Velho, v. 6, n. 1, p. 89-119, 2022. DOI: https://doi.org/10.48212/cf.v6i1.6931
IBGE. Censo demográfico 2019. Rio de Janeiro: IBGE, [2019]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados.html?view=municipio. Acesso em: 2 jul. 2020.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes, 1978.
MELLO, Suely do Amaral; CHAVES, Marta; LUITZ, Leni; LIMA, Fabiola Cristina de; ROMAGNOLO, Célia Maria Venciguera. Aprendizagem das crianças pequenininhas. In: CHAVES, Marta; CIRINO, Leila Cristina Mattei; CASAGRANDE, Roseli Correia de Barros (org.). Orientações pedagógicas da educação infantil: estudos e reflexões para organização do trabalho pedagógico. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2015. v. 1, p. 51-60.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009b.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas: problemas de la psicologia infantil. Tradução de Lydia Kuper. Madrid: Visor, 1996. v. 4.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elizane Assis Nunes, Avany Aparecida Garcia, Deovane Carneiro Ribas de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.