O trabalho pedagógico com literatura infantil: possibilidades de estudos e ações individuais e coletivas

Autores

  • Elizane Assis Nunes Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-3611-2648
  • Avany Aparecida Garcia Universidade Federal de Rondônia https://orcid.org/0000-0003-1187-5286
  • Deovane Carneiro Ribas de Moura Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p445

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural; Educação infantil; Literatura infantil; Formação de professores.

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a Literatura Infantil em sua tríplice função de estratégia, conteúdo e recurso didático-pedagógico, conforme proposto por Chaves (2011). A pesquisa norteou-se a partir da seguinte questão: Como é possível realizar práticas pedagógicas humanizadoras com os expoentes da Literatura Infantil concebida como história, música e poesia? Teve como base os princípios da Ciência da História expressos nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Realizou-se um estudo bibliográfico com desdobramento em Formação de Professores, organizada no âmbito do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII, realizada no estado de Rondônia, em dois municípios, quais sejam: Monte Negro e Itapuã do Oeste, no ano de 2018, sob a coordenação da Professora Doutora Marta Chaves, da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Como resultados dos estudos e vivências, constataram-se ricas possibilidades de abordagem da Literatura Infantil como instrumentalização do trabalho docente no sentido de promover o máximo desenvolvimento de crianças e escolares.

Biografia do Autor

Elizane Assis Nunes, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Campus de Porto Velho. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII/UEM – Maringá-PR e do Grupo de Pesquisa HISTCULT - Educação Psicologia Educacional e Processos Formativos – UNIR-RO.

Avany Aparecida Garcia, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela UEM. Professora da UNIR – Campus Jorge Vassilakis em Guajará-Mirim. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII/UEM – Maringá-PR.

Deovane Carneiro Ribas de Moura, Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Mestre em Educação pela UEM. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba e Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva – GEEII/UEM – Maringá-PR.

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

NUNES, Elizane Assis; GARCIA, Avany Aparecida; MOURA, Deovane Carneiro Ribas de. O trabalho pedagógico com literatura infantil: possibilidades de estudos e ações individuais e coletivas. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 445–461, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p445. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50474. Acesso em: 17 jul. 2024.