Presentación del dossier
Palabras clave:
Sexualidade, Deficiência, Crip, EducaçãoResumen
Para este dossier, son especialmente bienvenidos los trabajos que exploren las posibilidades de articulación entre las experiencias LGBTI+ y la experiencia de la discapacidad en la educación y/o formación, proponiendo una reflexión sobre los tránsitos teóricos y prácticos que permiten las teorías creativas y otras con el mismo enfoque. También aceptaremos trabajos que reflexionen sobre la normatización y jerarquización de todo tipo de cuerpos considerados disidentes, las llamadas corporalidades disidentes en los espacios socioeducativos.Descargas
Citas
DAVIS, Lennard J. Enforcing Normalcy: disability, deafness, and the body. London; New York: Verso, 1995.
GONÇALVES Jr, Sara Wagner Pimenta. Corpos transgressores: Politicas de resistências. Campinas-SP. Pontes. 2018.
JESUS, Danie Marcelo de; MELO, Glenda Cristina Valin de;TCHALIAN, Vicente;GONÇALVES Jr, Sara Wagner Pimenta. Corpos transgressores: Politicas de resistências. Campinas-SP. Pontes. 2018.
MELLO, Anahi G.; GAVÉRIO, Marco Antonio. Facts of cripness to the Brazilian: dialogues with Avatar, the film. Anuário Antropológico, v. 44, n.1, p. 43-65, 2019.
MELLO, Anahi Guedes de. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. Em PRATA, N.;. PESSOA, S. C (Ed.). Desilgualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 2019. p. 125–142.
RUBIN, Gayle. Políticas do Sexo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
VERGUEIRO, Viviane. Sou travestis: estudando a cisgeneridade como uma possibilidade decolonial. Brasília: Padê Editorial, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.