Dance in Childhood Education: studies for development and learning in june festivities
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p462Keywords:
Teoria Histórico-Cultural; Educação Infantil; Arte; Dança.Abstract
This article aims to identify the teaching of Dance in Early Childhood Education, based on Historical-Cultural Theory, guided by the main question: have festive moments with children been for maximum child development? This question leads to the general objective: to identify how dance is taught to children during June festivities. Through bibliographical research, we sought to identify “if” and “how” Dance is presented in the documents National Common Curricular Base (Brazil, 2018) and Paraná Curricular Reference: principles, rights and guidelines (Paraná, 2018), with the purpose of verifying school celebrations are mentioned. Supported by studies, we present the didactic resource Caixa que Contas História for teaching Art, Children's Literature and Dance during June festivities, for the maximum development of children, from the perspective of a humanizing education. Finally, it is concluded that teaching practices and children's achievements must be rich in meaning and meaning, communication and affectivity in the teaching process to enable maximum human development.
Downloads
References
ARCE, Alessandra. O Referencial curricular nacional para a educação infantil e o espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? em defesa do ato de ensinar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010. p. 13-36.
BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 mar. 2023
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasilia, DF: Ministério da Educação e Cultura, 1998. v. 3.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 8 mar. 2023.
CHAVES, Marta. A teoria histórico-cultural e a linguagem escrita na educação infantil: estudos e reflexões. Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 3, p. 47-66, set. /dez. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/40203/21028. Acesso em: 2 set. 2023.
CHAVES, Marta. Enlaces da teoria histórico-cultural com a literatura infantil. In: CHAVES, Marta. (org.). Práticas pedagógicas e literatura infantil. Maringá: EDUEM, 2011.
CHAVES, Marta. Intervenções pedagógicas humanizadoras: possibilidades de práticas educativas com artes e literatura para crianças na Educação Infantil. In: CHAVES, Marta; SETOGUTI, Ruth Izumi; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga. (org.). A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras. Curitiba: Instituto Memória, 2010. p. 59-69.
CHAVES, Marta. Leontiev e Blagonadezhina: estudos e reflexões para considerar a organização do tempo e do espaço na educação infantil. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 17, n. 3, p. 81-91, jan. /abr. 2014.
CHAVES, Marta. Práticas educativas e formação em serviço: reflexões e desafios que se apresentam aos profissionais da infância. In: RODRIGUES, Eliane; ROSIN, Sheila Maria. (org.). Infância e práticas educativas. Maringá: Eduem, 2007. p. 175-186.
CHAVES; M.; SILVA, A. A.; STEIN, V. Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil (GEEI): contribuições para a formação do pedagogo. Maringá: [s. n.], 2013.
CORRÊA, V. da S. S. Aprendizagem e desenvolvimentos: uma perspectiva pedagógica e psicopedagógica com literatura infantil. Maringá, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como delinear uma pesquisa bibliográfica?. In: GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. p. 59-86.
LIMA, Elieuza Aparecida; GIROTTO, Cyntia Graziella Simões. Leitura e leituras na educação infantil: reflexões sobre as caixas que contam histórias. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16., 2007, Campinas. Anais […]. Campinas: UNICAMP, 1996.
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2018.
PASQUALINI, Juliana Campregher. A teoria histórico-cultural da periodização do desenvolvimento psíquico como expressão do método materialista dialético. In: MARTINS, Lígia Márcia; ABRANTES, Angelo Antonio; FACCI, Marilda Gonçalves Dias (org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: AutoresAssociados, 2016. p. 101-121
PEREIRA, Sybelle Regina Carvalho. Dança na escola: desenvolvendo a emoção e o pensamento. Revista Kinesis, Porto Alegre, n. 25, p. 10-35, set./nov. 2001.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1982.
SANTOS, Josiane Tavares; LUCAREVSKI, Juliana Araújo; SILVA, Renata Moreira. Dança na escola: benefícios e contribuições na fase pré-escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia) – Centro Universitário Filadélfia, Londrina, 2005.
SOMBRA, Fábio; PENNA, Sérgio. Mês de junho tem São João. Rio de Janeiro: Zit, 2012
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CEDES, Campinas, v. 21, n. 53, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000 100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000100005
VIEIRA, Alba Pedreira; ROCHA-TEIXEIRA, Guilherme Fraga da; TEIXEIRA, Letícia Oliveira. Dança na educação infantil: analisando a influência da ludicidade na construção do conhecimento artístico. Viçosa: FUNARBIC, 2010.
VIEIRA, Marcilio de Souza. A dança na arte e na educação física: diálogos possíveis. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 7, n. 13, p. 177-188, maio/ago. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3266/2885. Acesso em: 2 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3266
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. Tradução Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Paula Evangelista de Andrade, Marta Chaves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Educação em Análise estão sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, garantindo Acesso Aberto. Deste modo, os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e, em caso de republicação, solicita-se que indiquem a primeira publicação nesta revista. Essa licença permite que qualquer pessoa leia, baixe, copie e compartilhe o conteúdo, desde que a devida citação seja feita. Além disso, autoriza a redistribuição, adaptação e criação de obras derivadas em qualquer formato ou meio, incluindo uso comercial, desde que a atribuição à revista seja mantida.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.