Desenvolvimento educacional e inclusão: reflexões e possibilidades de organização do trabalho pedagógico com arte e literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2024v9n2p428

Palavras-chave:

Inclusão; Educação infantil; Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar proposições para a organização do trabalho pedagógico com arte e literatura na educação infantil como possibilidade para uma educação inclusiva. Com amparo nos fundamentos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, reflete-se sobre a Educação Inclusiva no Brasil e tecem-se algumas considerações que apresentam as intervenções pedagógicas com arte e literatura, capazes de promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e a aprendizagem de todas as crianças. O presente estudo, de delineamento bibliográfico, permitiu concluir que a formação contínua de professores em uma perspectiva humanizadora é essencial para impulsionar o desenvolvimento artístico e literário de professores e crianças, bem como promover uma educação infantil inclusiva. O estudo está vinculado a realizações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII-UEM-PR) e pelo Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI).

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Biografia do Autor

Fabiana Francisca de Souza Costa, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação Mestrado Profissonal em Educação Inclusiva (PROFEI-UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil Inclusiva (GEEII-UEM).Bolsista CAPES.

Lilian Cristina Cantarelli Mataroli , Universidade Estadual de Maringá

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação Mestrado Profissonal em Educação Inclusiva (PROFEI-UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil Inclusiva (GEEII-UEM).

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutora junto ao Departamento de Psicologia da Educação, na Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara – Unesp. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM e líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva.

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

COSTA, Fabiana Francisca de Souza; MATAROLI , Lilian Cristina Cantarelli; CHAVES, Marta. Desenvolvimento educacional e inclusão: reflexões e possibilidades de organização do trabalho pedagógico com arte e literatura. Educação em Análise, Londrina, v. 9, n. 2, p. 428–444, 2024. DOI: 10.5433/1984-7939.2024v9n2p428. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/50473. Acesso em: 23 nov. 2024.

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