Teoria histórico-cultural: contribuições para processos inclusivos no ensino profissionalizante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p167

Palavras-chave:

Ensino Profissionalizante, Teoria Histórico-Cultural, Processos Inclusivos

Resumo

O texto traz reflexões sobre as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para processos inclusivos no ensino profissionalizante no Brasil. Com um resgate histórico sobre a educação profissional no país, o texto discorre sobre qual o papel do ensino profissionalizante no atual cenário educacional, e a quem essa educação se encontra voltada. A natureza do texto é de revisão de literatura e pondera sobre as necessidades de processos inclusivos por meios legais e humanos, até aportar na Teoria Histórico-Cultural, trazendo as contribuições Vigostsky, Leontiev e Davidov, apontando caminhos possíveis para uma educação inclusiva nesse resgate histórico, teórico e bibliográfico, que assinalam necessidades de aprofundamento de estudo e aproximações entre as temáticas.

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Biografia do Autor

Sônia Carla Gravena Cândido da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Marília.

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília

Dionéia Foschiani Helbel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Marília.

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília. Professora Titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus Marília.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor  na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília - UNESP.

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Publicado

12-07-2022

Como Citar

SILVA, S. C. G. C. da; HELBEL, D. F.; MELLO, S. A. Teoria histórico-cultural: contribuições para processos inclusivos no ensino profissionalizante. Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 167–184, 2022. DOI: 10.5433/1984-7939.2022v7n1p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42596. Acesso em: 19 abr. 2024.