Vol. 3, n. 6, jul./dez. 2010 - Dossiê: História e Ensino. Teorias e Metodologias

Publicado: 05-05-2010

Editorial

Apresentação

  • Pensando a paz entre as guerras: o lugar do ensino de história nas relações exteriores

    Juçara Luzia Leite
    677-699
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p677

Dossiê

Artigos

  • Rompendo paradigmas através da luta: a greve das/os tecelãs/ões em setembro de 1919 (SalvadorBahia)

    Vanessa Cristina Santos Matos
    1025-1046
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1025
  • Fazendo crescer uma criança (Mitã ñemongakuaa): cuidando da saúde da criança e transformações no Mbya reko

    Carolina Remorini
    1047-1076
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1047
  • Os conceitos de raça e nação em perspectiva histórica. Suas influências na ascensão do nacionalismo israelense

    Martín Alejandro Martinelli
    1077-1093
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1077

Primeiros Passos

Notas de Pesquisas

  • A interpretação na história: um depoimento sobre a experiência de pesquisa acerca do Integralismo

    Giselda Brito Silva
    1115-1131
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1115
  • A construção de um senso comum sobre a “direita peronista” dos anos 70

    Juan Luis Carnagui
    1135-1154
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1135

Resenhas

  • Peter Linebaugh e Marcus Rediker. A hidra de muitas cabeças: marinheiros, escravos, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário

    Martín Pedro González
    1157-1166
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1157
  • Niels Brügger (ed.). Web History

    Nicolás Quiroga
    1167-1173
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p1167

Notícias de Eventos e Livros