Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p759

Palavras-chave:

Ensino de história, Metodologia do ensino, Currículo, Disciplina escolar

Resumo

É lugar comum dizer que a história estuda o passado para aprender a viver no presente e construir o futuro. Contudo, entendemos que este exercício de configuração e reconfiguração do mundo social deveria criar oportunidades para que o educando tome contato não apenas de um conjunto de informações históricas formadoras de uma memória coletiva, mas também se aproprie de um conjunto de conceitos próprios das ciências humanas, bem como de uma série de procedimentos técnicos próprios para o entendimento das relações e instituições sociais. De tal maneira propomos que o currículo contemporâneo para a disciplina escolar história deveria trabalhar com essas três ordens de saberes: as informações históricas, os conceitos próprios das ciências humanas e os procedimentos de coleta e organização de dados sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo de Aguiar Pacheco, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFPE

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ABUD, Kátia Maria. Currículos de história e políticas públicas: os programas de história do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p. 28-42.

ABUD, Kátia Maria. Formação da alma e do caráter nacional: ensino de história na Era Vargas. Revista Brasileira de História, v. 8, n. 6, p 103-1131, 1998.

ASTOLFI, Jean-Piere; DEVELAY, Michel. A didática das ciências. Campinas, SP: Papirus, 1994.

BALDISSERA, José Alberto. Os conceitos e o ensino de história. In: SEFFNER, Fernando; BALDISSERA, José Alberto. Qual história? Qual ensino? Qual cidadania? Porto Alegre: ANPUH, Unisinos, 1997. p. 82-94.

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Tempo e memória: o que ensina na escola? In: LENSKIJ, Tatiana; HELFER, Nadir Emma (org.). A memória e o ensino de história. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000. p. 39-52.

BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. In: BITENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 11-27.

BITENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História : fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

CABRINI, Conceição. O ensino de história: revisão urgente. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1997.

FENELON, Déa Ribeiro. A questão de estudos sociais, Cadernos Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 11-23, set./dez. 2005.

FONSECA, Selma Guimarães. Caminhos da história ensinada. Campinas: Papirus, 1995.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autentica, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco. História, política e ensino. In: BITENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 42-53.

KNAUSS, Paulo. KNAUSS, Paulo. Sobre a norma e o óbvio: a sala de aula como lugar de pesquisa. In: NIKITIUK, Sônia Maria Leite. Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. p. 26-46.

KNAUSS, Paulo. O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de história. Cadernos Cedes. Campinas, v. 25, n. 67, p. 279-295, set./dez. 2005.

LE GOFF, Jacques. História. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Unicamp, 1996. p. 17-166.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: processo de seleção cultural e de mediação didática. Educação e realidade, v. 22, n. 1, p. 95-112, 1997.

MICELI, Paulo. Por outras histórias do Brasil. In: PINSKY, Jaime. O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1992. p. 31-42.

NADAI, Elza; BITENCOURT, Circe M. F. Repensando a noção de tempo histórico na ensino. In: PINSKY, Jaime. O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1992. p. 73-92.

NIKITIUK, Sônia Maria Leite. Ensino de História: algumas reflexões sobre a apropriação do saber. In: NIKITIUK, Sônia Maria Leite. Repensando o ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996. p. 9-25.

PETITAT, André. Produção da escola/produção da sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

POSSAMAI, Zita Rosane. Museu e arquivo: laboratórios de aprendizagem e descobertas. In: LENSKIJ, Tatiana; HELFER, Nadir Emma (org.). A memória e o ensino de História. Santa Cruz do Sul: Edunisc; São Leopoldo: ANPUH/RS, 2000. p. 97-106.

SANTOS. Boaventura dos. Pela Mão de Alice: o social e o político na pósmodernidade. São Paluo: Cortez, 1997.

SCHMITD, Maria Auxiliadora. História com pedagogia: a contribuição da oras de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 189-211, 2004.

VISENTINI, Carlos Alberto. História e ensino: o tema do sistema de fábricas visto através de filmes. In: BITENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 163-175.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

ZAMBONI, Ernesta. Desenvolvimento das noções de espaço e tempo na criança. Caderno Cedes, Campinas, n. 10, p. 63-71, 1984.

Downloads

Publicado

09-09-2010

Como Citar

PACHECO, R. de A. Os saberes da história: elementos para um currículo escolar contemporâneo. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 759–776, 2010. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p759. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4415. Acesso em: 19 mar. 2024.