História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p743

Palavras-chave:

História local, Ensino de história, Metodologia do ensino de história

Resumo

Este texto inscreve-se no debate que atualmente tem-se realizado em torno da história local como proposta para o ensino de História no Ensino Fundamental. Nesse sentido, apontou que, embora tal perspectiva seja importante para romper com a história tradicional, carece de estudos acadêmicos mais especificamente voltados para esse “tipo” ou “abordagem” da escrita da história. Tendo por hipótese essa afirmação, indicou ser relevante a elaboração de problemas que procurem relacionar história, historiografia e ensino escolar, com o objetivo de perceber em que medida as revisões teóricas e metodológicas, realizadas por uma significativa gama de historiadores contemporaneamente, têm permitido repensar conceitos de tempo, espaço, objetos e escalas de análises que possam servir de base para pensar a história local em termos teóricos e metodológicos. Nessa procura, sinalizou positivamente para as contribuições que a nova história urbana pode oferecer nesse momento, destacando os esforços do historiador francês Bernard Lepetit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

BITTENCOURT, Circe. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Brasília, DF: MEC, 1996.

CERTAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

DOSSE, François. A história. São Paulo: EDUSC, 2003.

FONTANA, Josep. A Europa diante do espelho. Tradução: Omar Ribeiro Tomaz. Bauru, SP: Edusc, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GOMES, Angela C. A reflexão teórico-metodológica dos historiadores brasileiros: contribuições para pensar a nossa História. In: GUAZZELLI, Cesar A. B. (org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

GRAÇA FILHO, Alfonso de A. História, região & globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GUAZZELLI, Cesar. A. B. (org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Apresentação: Heliana Angotti Salgueiro; tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

MATTOS, Ilmar R. de. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec; Brasília, DF: INL, 1987.

NEVES, Erivaldo F. História regional e local: fragmentação e recomposição da história na crise da modernidade. Salvador: Arcádia, 2002.

PROST, Antoine. A história na sociedade francesa. In: PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

RAMINELLI, Roland. História urbana. In: CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: teoria e método. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SALGUEIRO, Heliana. A. Apresentação. In: LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS. Joaquim. J. M. dos. História do lugar: um método de ensino e pesquisa, para as escolas de nível médio e fundamental. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 105-124, jan./abr. 2002.

SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Sciopione, 2004. (Pensamento e Ação no Magistério).

SILVA, F. R. História local: objetivos, métodos e fontes. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3226.pdf. Acesso em: 01/11/2008.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3. ed. Brasília, DF: UNB, 1995.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2008.

Downloads

Publicado

03-02-2011

Como Citar

TURSI TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino. História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 743–758, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p743. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4388. Acesso em: 21 nov. 2024.