História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p743

Palabras clave:

História local, Ensino de história, Metodologia do ensino de história

Resumen

Este texto inscreve-se no debate que atualmente tem-se realizado em torno da história local como proposta para o ensino de História no Ensino Fundamental. Nesse sentido, apontou que, embora tal perspectiva seja importante para romper com a história tradicional, carece de estudos acadêmicos mais especificamente voltados para esse “tipo” ou “abordagem” da escrita da história. Tendo por hipótese essa afirmação, indicou ser relevante a elaboração de problemas que procurem relacionar história, historiografia e ensino escolar, com o objetivo de perceber em que medida as revisões teóricas e metodológicas, realizadas por uma significativa gama de historiadores contemporaneamente, têm permitido repensar conceitos de tempo, espaço, objetos e escalas de análises que possam servir de base para pensar a história local em termos teóricos e metodológicos. Nessa procura, sinalizou positivamente para as contribuições que a nova história urbana pode oferecer nesse momento, destacando os esforços do historiador francês Bernard Lepetit.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida Leopoldino Tursi Toledo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá.

Citas

BITTENCOURT, Circe. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Brasília, DF: MEC, 1996.

CERTAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

DOSSE, François. A história. São Paulo: EDUSC, 2003.

FONTANA, Josep. A Europa diante do espelho. Tradução: Omar Ribeiro Tomaz. Bauru, SP: Edusc, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GOMES, Angela C. A reflexão teórico-metodológica dos historiadores brasileiros: contribuições para pensar a nossa História. In: GUAZZELLI, Cesar A. B. (org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

GRAÇA FILHO, Alfonso de A. História, região & globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GUAZZELLI, Cesar. A. B. (org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000.

LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Apresentação: Heliana Angotti Salgueiro; tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

MATTOS, Ilmar R. de. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec; Brasília, DF: INL, 1987.

NEVES, Erivaldo F. História regional e local: fragmentação e recomposição da história na crise da modernidade. Salvador: Arcádia, 2002.

PROST, Antoine. A história na sociedade francesa. In: PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

RAMINELLI, Roland. História urbana. In: CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: teoria e método. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

SALGUEIRO, Heliana. A. Apresentação. In: LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

SANTOS. Joaquim. J. M. dos. História do lugar: um método de ensino e pesquisa, para as escolas de nível médio e fundamental. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 105-124, jan./abr. 2002.

SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Sciopione, 2004. (Pensamento e Ação no Magistério).

SILVA, F. R. História local: objetivos, métodos e fontes. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3226.pdf. Acesso em: 01/11/2008.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3. ed. Brasília, DF: UNB, 1995.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2008.

Publicado

2011-02-03

Cómo citar

TURSI TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino. História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 743–758, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p743. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4388. Acesso em: 21 nov. 2024.