Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n18p298

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação de professores, Didática da história, Posições políticas, Mercosul

Resumo

Discute-se neste texto o tema das opções políticas de professores de história e suas implicações para a docência. Questiona-se: existem relações entre a opção política e as escolhas didáticas de um professor de história? Os dados foram obtidos em colaboração com o projeto Jovens e História no Mercosul, que usa um questionário respondido por uma amostra não probabilística de 288 professores de história do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Paraguai. As respostas receberam um tratamento estatístico descritivo e inferencial e atribui-se especial atenção às opções políticas dos professores e aos cruzamentos de informações gerais com posicionamentos sobre aspectos didáticos. A noção de esquerda e direita foi delineada a partir de Norberto Bobbio. Constatou-se que os professores, independente da opinião política, defendem a importância do ensino de história e valorizam sua própria participação política. Há diferenças sutis na avaliação de objetivos de ensino e de dificuldades profissionais entre os docentes, que também tendem a interpretar eventos históricos sensíveis de forma coerente às opções políticas. Essas constatações provocam a pensar o papel dos formadores de professores de história, reforçando a importância de conectar política e didática na constituição da responsabilidade docente.

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Biografia do Autor

Caroline Pacievitch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

31-01-2017

Como Citar

PACIEVITCH, C.; CERRI, L. F. Esquerda ou direita? Professores, opção política e didática da história. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 298–324, 2017. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n18p298. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/22412. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos