História local, historiografia e ensino: sobre as relações entre teoria e metodologia no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p743Palavras-chave:
História local, Ensino de história, Metodologia do ensino de históriaResumo
Este texto inscreve-se no debate que atualmente tem-se realizado em torno da história local como proposta para o ensino de História no Ensino Fundamental. Nesse sentido, apontou que, embora tal perspectiva seja importante para romper com a história tradicional, carece de estudos acadêmicos mais especificamente voltados para esse “tipo” ou “abordagem” da escrita da história. Tendo por hipótese essa afirmação, indicou ser relevante a elaboração de problemas que procurem relacionar história, historiografia e ensino escolar, com o objetivo de perceber em que medida as revisões teóricas e metodológicas, realizadas por uma significativa gama de historiadores contemporaneamente, têm permitido repensar conceitos de tempo, espaço, objetos e escalas de análises que possam servir de base para pensar a história local em termos teóricos e metodológicos. Nessa procura, sinalizou positivamente para as contribuições que a nova história urbana pode oferecer nesse momento, destacando os esforços do historiador francês Bernard Lepetit.Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Brasília, DF: MEC, 1996.
CERTAU, Michel de. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
DOSSE, François. A história. São Paulo: EDUSC, 2003.
FONTANA, Josep. A Europa diante do espelho. Tradução: Omar Ribeiro Tomaz. Bauru, SP: Edusc, 2005.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
GOMES, Angela C. A reflexão teórico-metodológica dos historiadores brasileiros: contribuições para pensar a nossa História. In: GUAZZELLI, Cesar A. B. (org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
GRAÇA FILHO, Alfonso de A. História, região & globalização. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GUAZZELLI, Cesar. A. B. (org.). Questões de teoria e metodologia da história. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Apresentação: Heliana Angotti Salgueiro; tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
MATTOS, Ilmar R. de. O tempo Saquarema. São Paulo: Hucitec; Brasília, DF: INL, 1987.
NEVES, Erivaldo F. História regional e local: fragmentação e recomposição da história na crise da modernidade. Salvador: Arcádia, 2002.
PROST, Antoine. A história na sociedade francesa. In: PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
RAMINELLI, Roland. História urbana. In: CARDOSO, Ciro F.; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: teoria e método. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SALGUEIRO, Heliana. A. Apresentação. In: LEPETIT, Bernard. Por uma nova história urbana – seleção de textos. Tradução Cely Arena. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
SANTOS. Joaquim. J. M. dos. História do lugar: um método de ensino e pesquisa, para as escolas de nível médio e fundamental. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 105-124, jan./abr. 2002.
SCHMIDT, Maria A.; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Sciopione, 2004. (Pensamento e Ação no Magistério).
SILVA, F. R. História local: objetivos, métodos e fontes. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3226.pdf. Acesso em: 01/11/2008.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3. ed. Brasília, DF: UNB, 1995.
WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/