Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599): Regime Escolar e Plano de Estudos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2021v14n27p481Palavras-chave:
História da Educação, Jesuítas, Ratio StudiorumResumo
É uma resenha sobre a nova edição de Ratio Studiorum, publicado oficialmente pela primeira vez em 1599 e que contém as regras e o Plano de estudos a que estiveram submetidas as instituições educacionais jesuíticas. A única publicação da Ratio Studiorum em língua portuguesa era a do padre Leonel Franca, em 1952, sob o título de O método pedagógico dos jesuítas, porém, há muito tempo esgotada. Depois dessa publicação, somente em 2019 houve uma nova republicação dessa mesma tradução. De modo que, a publicação realizada por Margarida Miranda, em 2018, era uma carência para o público de língua portuguesa. O livro é uma edição bilíngue latim-português, com introdução, versão portuguesa e notas, prefácio e dois textos de contextualização. Destacamos a importância desta publicação para toda comunidade acadêmica e científica, pois além de contribuir para o mercado editorial, português e brasileiro, o qual não oferecia ao público novas edições e traduções críticas da Ratio, também oferece ao leitor dois artigos excelentes que vão contextualizar toda a gênese e desenvolvimento do documento.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/