Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p925Palavras-chave:
Ensino de história, Jogos digitais, Formação históricaResumo
No presente, muitas crianças, jovens e adultos –de diferentes camadas sociais– têm acesso a jogos digitais em sua casa ou em casa de amigos, na escola ou em LAN houses. Além disso, muitos desses jogos fazem uso de elementos históricos como cenário sobre o qual se desenvolvem as estratégias de jogabilidade como, por exemplo, o jogo Age of Empires. Como metanarrativas históricas eles divulgam e ao mesmo tempo contribuem para a fixação de sentidos sobre temas relacionados ao conhecimento histórico. O presente trabalho tem como objetivo problematizar a formação histórica dos adolescentes, a partir de jogos digitais, principalmente o Age of Empires. Essa problematização será feita a partir do estudo feito com um grupo de adolescentes, entre 12 e 14 anos, alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, em Florianópolis/SC.Interessa, aqui, pensar qual formação histórica é produzida pelos adolescentes que consomem jogos digitais? Quais passados são acessados por eles? E, principalmente, quais significados são produzidos sobre a história nesse processo?Downloads
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