Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p925

Palavras-chave:

Ensino de história, Jogos digitais, Formação histórica

Resumo

No presente, muitas crianças, jovens e adultos –de diferentes camadas sociais– têm acesso a jogos digitais em sua casa ou em casa de amigos, na escola ou em LAN houses. Além disso, muitos desses jogos fazem uso de elementos históricos como cenário sobre o qual se desenvolvem as estratégias de jogabilidade como, por exemplo, o jogo Age of Empires. Como metanarrativas históricas eles divulgam e ao mesmo tempo contribuem para a fixação de sentidos sobre temas relacionados ao conhecimento histórico. O presente trabalho tem como objetivo problematizar a formação histórica dos adolescentes, a partir de jogos digitais, principalmente o Age of Empires. Essa problematização será feita a partir do estudo feito com um grupo de adolescentes, entre 12 e 14 anos, alunos das 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz, em Florianópolis/SC.Interessa, aqui, pensar qual formação histórica é produzida pelos adolescentes que consomem jogos digitais? Quais passados são acessados por eles? E, principalmente, quais significados são produzidos sobre a história nesse processo?

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Biografia do Autor

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

04-02-2011

Como Citar

SILVA, Cristiani Bereta da. Jogos digitais e outras metanarrativas históricas na elaboração do conhecimento histórico por adolescentes. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 925–946, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p925. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4581. Acesso em: 21 nov. 2024.