Um inventário de fontes: as estampas e as artes mineiras entre os séculos XVIII-XIX
Palavras-chave:
Ataíde, Aleijadinho, Estampas como modelosResumo
O objetivo de nossa pesquisa foi procurar identificar possíveis modelos para a pintura e, eventualmente, a talha e a escultura mineiras do período compreendido entre as últimas décadas do século XVIII e as primeiras do século XIX, momento máximo da produção rococó naquela capitania e, posteriormente, província. Através de levantamentos realizados em fundos arquivísticos de Ouro Preto, Mariana e do Colégio do Caraça, em Santa Bárbara, tivemos acessos a diversos livros com estampas e demais ornamentações, imagens estas que, conforme estudos já realizados, comporiam o acervo imagético disponível aos comitentes de obras de artes e aos artistas atuantes naquele espaço geográfico e recorte temporal. E, em vista disto, acreditamos ter chegado a interessantes resultados quer no sentido de conhecer as influências artísticas exercidas naquele meio e período, portuguesas e transpirenaicas, quer, quanto as maneiras como elas se davam, quer ainda quanto ao efetivo emprego de estampas como modelos para a pintura e a escultura locais. E, finalmente, por procurarmos apresentar hipóteses, em nosso julgamento, sustentáveis, de específicos modelos utilizados por Manuel da Costa Ataíde (1762-1830) e Antônio Francisco Lisboa (1730-1814), o Aleijadinho, para a realização de algumas de suas obras.Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Antíteses

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/





