A Construção do mito de Tiradentes: de mártir republicano a herói cívico na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p201Palavras-chave:
História do Brasil, Tiradentes, República, Herói cívico, Imaginário popular, Brasil.Resumo
Este trabalho objetiva analisar, dentro da historiografia, a construção republicana do mito de Tiradentes, a partir da memória popular, para justificar e consolidar o poder vigente. Desta forma, efetuamos uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, verificando a profundidade da atuação do poder dominante na criação do herói, suas várias faces construídas em diferentes contextos e épocas históricas, além do papel do historiador dentro deste processo. Conferimos, também, como acontece a sobrevivência do mito de mártir e sacrificado de Tiradentes na contemporaneidade, através do livro didático em nossas instituições de ensino, nos discursos políticos e conforme os meios de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/