Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento

Publicado: 16-03-2009

Editorial

  • História e Ensino. A Produção de Conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p15
    Cristiano Gustavo Biazzo Simon
    15-20

Dossiê

  • Sarmiento: entre Juana Manso y las maestras de los EEUU. Recuperando mensajes olvidados

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p39
    Silvia N. Roitenburd
    39-66
  • Los niveles de la memoria: la nación, la provincia y la ciudad en la visión de tres responsables de la educación de fines del siglo XIX en la cosmopolita Santa Fe argentina

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p67
    María Gabriela Micheletti
    67-92
  • Los futuros profesores y las lecturas de historia en las aulas de Argentina

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p93
    Gonzalo de Amézola, Sergio Carnevale, María Paula González
    93-113
  • Experiências pessoais e suas implicações nas práticas de ensino

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p115
    Rejane Silva Penna, Gilberto Ferreira da Silva
    115-130
  • Recortes e organizações de conteúdos históricos para o ensino

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p131
    Luis Fernando Cerri
    131-152
  • As sociedades indígenas, a história e a escola

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p153
    Maria Cristina Bohn Martins
    153-167
  • Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p169
    Catarina de Oliveira Buriti, José Otávio Aguiar
    169-199
  • A Construção do mito de Tiradentes: de mártir republicano a herói cívico na atualidade

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p201
    Carlos Roberto Ballarotti
    201-225
  • La Historia que debía enseñarse durante la última dictadura militar en Argentina (1976-1983)

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p227
    Laura Graciela Rodríguez
    227-256
  • A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p257
    Natalia Germano Gejão
    257-267
  • O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p269
    Jonathan Oliveira Molar
    269-296
  • Conocimiento y agricultura: los agentes estatales de la modernización técnica en el Oasis Sur de Mendoza, Argentina, 1908-1920

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p297
    Florencia Rodriguez Vázquez
    297-318

Artigos

Primeiros Passos

  • As representações de classe operária na produção acadêmica brasileira

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p421
    Igor Guedes Ramos
    421-449

Notas sobre Acervos e Fontes

  • El problema del acceso a los fondos documentales de las cooperativas eléctricas

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p453
    Beatriz R. Solveira
    453-474

Notas de Pesquisas

Resenhas

  • PRINGLE, Heather. El Plan Maestro. Arqueología fantástica al servicio del régimen nazi

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p493
    Adrián Viale
    493-503
  • DEVOTO, Fernando y FAUSTO, Boris. Argentina-Brasil, 1850-2000. Un ensayo de historia comparada

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p505
    Nancy Romina Escobar
    505-512

Resumos de Dissertações

  • Manuel González Prada (1844-1918): História, Debate e Pensamento

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p525
    Pedro Francisco Cataneli
    525-526
  • As metamorfoses do sagrado no Protestantismo Brasileiro: o caso da Igreja Presbiteriana Independente Filadélfia. Londrina (1972-2008)

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p527
    Jonathan M. Menezes
    527-530
  • O messianismo acadêmico: redenção pela classe operária. Uma análise da produção acadêmica das décadas de 1970 e 1980

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p531
    Igor Guedes Ramos
    531-532
  • Possibilidades e limites na construção do conhecimento histórico em conexão com o mundo virtual.

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p533
    Cyntia Simioni França
    533-535
  • O ensino de História nos primeiros anos do Ensino Fundamental: o uso de fontes

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p537
    Susana Barbosa Ribeiro Bernardo
    537-538
  • Entre fatos e artefatos: literatura e ensino de História nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007)

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p539
    Ademar Firmino dos Santos
    539-541
  • O uso da imagem no ensino médio: uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em História

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p543
    Érica Ramos Moimaz
    543-544

Notícias de Eventos e Livros

  • Notícias de Eventos e Livros

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p547
    547

Expediente

  • Dados da Edição

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p