O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964/1985)

Autores

  • Marcos Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p23

Palavras-chave:

Historiador, Ensino de História, Contemporaneidade, Ditadura (1964/1984), Brasil

Resumo

Este artigo reflete sobre relações entre historiadores e seu tempo. O texto analisa essas relações como tema (historiadores estudam temas contemporâneos deles) e como referência indireta (historiadores estudam diferentes períodos e usam recursos técnicos e teóricos de sua contemporaneidade). O trabalho discute ainda a importância do Ensino para esses estudos. A experiência da ditadura no Brasil (1964/1984) e os esforços democráticos do país (de 1985 aos nossos dias) são os principais processos históricos evocados na discussão.

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Publicado

19-03-2009

Como Citar

SILVA, M. O historiador, o ensino de História e seu tempo (Notas sobre a problemática da Ditadura no Brasil – 1964/1985). Antíteses, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 23–36, 2009. DOI: 10.5433/1984-3356.2009v2n3p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2480. Acesso em: 18 mar. 2024.