Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB

Autores

  • Catarina de Oliveira Buriti Universidade Federal de Campina Grande
  • José Otávio Aguiar Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p169

Palavras-chave:

História, Oriente Distante, Ensino, Metodologias, Brasil

Resumo

Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelos professores de história que atuam nas escolas públicas estaduais de Campina Grande-PB, em abordar, em sala de aula, a história do chamado Oriente Distante, sobretudo pela escassez e pela pouca acessibilidade dos manuais didáticos dedicados ao tema em todo o território nacional, objetivamos, através deste trabalho, estabelecer parcerias entre a Unidade Acadêmica de História e Geografia e as escolas públicas do Ensino Médio de Campina Grande, para orientar a elaboração de estratégias de ensino de história do Japão, da China e da Índia. Para tanto, com base na realização de um diagnóstico sobre a ocorrência desses temas nos conteúdos programáticos das escolas, promovemos parcerias de pesquisa e elaboração de manuais didáticos acessíveis a alunos e professores do Ensino Médio do Colégio Estadual da Prata. Essa parceria foi realizada através de reuniões periódicas e da realização de oficinas temáticas com alunos e/ou professores a respeito dos temas em pauta. A partir dessa pesquisa foi possível diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas para o ensino de temas específicos que ainda constam timidamente nos livros didáticos e que, em geral, requerem uma infra-estrutura e uma formação complementar específica para os docentes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

25-06-2009

Como Citar

BURITI, C. de O.; AGUIAR, J. O. Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB. Antíteses, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 169–199, 2009. DOI: 10.5433/1984-3356.2009v2n3p169. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2439. Acesso em: 19 mar. 2024.