As sociedades indígenas, a história e a escola

Autores

  • Maria Cristina Bohn Martins Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p153

Palavras-chave:

Nova História Indígena, Pesquisa, Ensino, Escola, Brasil.

Resumo

O artigo analisa as relações que se estabelecem, no Brasil, entre a pesquisa e o ensino de temas relativos às sociedades indígenas. Para isto reflete sobre o eurocentrismo presente nas concepções da historiografia tradicional, e sobre as críticas que lhes são feitas atualmente. Por fim, avalia a repercussão da moderna agenda de pesquisa sobre este tema nas práticas escolares.

 

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Publicado

16-06-2009

Como Citar

MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antíteses, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 153–167, 2009. DOI: 10.5433/1984-3356.2009v2n3p153. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/2419. Acesso em: 14 out. 2024.