O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa

Autores

  • Jonathan Oliveira Molar Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p269

Palavras-chave:

conjunto fotográfico, representação, ensino de História, imigração, identidade, Gazeta Polaca no Brasil, poloneses, Brasil

Resumo

O presente artigo pretende aproximar o campo iconográfico ao ensino de História, isto é, explicitando possíveis caminhos para a utilização da fotografia em sala de aula, como ferramenta metodológica, demonstrando assim, a viabilidade do conjunto fotográfico no auxílio à prática docente na área, via a relação ensino-aprendizagem. Ao longo de sua trajetória, a fotografia foi marcada por seus usos e funções, por sua grande capacidade de representação, abordá-la como indício do real denota uma análise mais apurada e dinâmica na pesquisa histórica. Inseri-la na prática pedagógica significa explorar sua capacidade representativa para o entendimento de uma das linhas norteadoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s): a diversidade. De modo particular, nesta pesquisa, analisar-se-á o tema imigração para a conjugação entre ensino e fotografia, visualizando as realidades sociais por um viés plural e particular. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Oliveira Molar, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Bacharel em História pela (UEPG); graduando em Direito pela (UEPG); mestrando em Educação pela (UEPG), bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

01-07-2009

Como Citar

MOLAR, Jonathan Oliveira. O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa. Antíteses, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 269–296, 2009. DOI: 10.5433/1984-3356.2009v2n3p269. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/1913. Acesso em: 21 nov. 2024.