Vol. 2, n. 3, jan./jun. 2009 - Dossiê: História e Ensino. A Produção de Conhecimento

Publicado: 16-03-2009

Editorial

  • História e Ensino. A Produção de Conhecimento

    Cristiano Gustavo Biazzo Simon
    15-20
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p15

Dossiê

  • Sarmiento: entre Juana Manso y las maestras de los EEUU. Recuperando mensajes olvidados

    Silvia N. Roitenburd
    39-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p39
  • Los niveles de la memoria: la nación, la provincia y la ciudad en la visión de tres responsables de la educación de fines del siglo XIX en la cosmopolita Santa Fe argentina

    María Gabriela Micheletti
    67-92
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p67
  • Los futuros profesores y las lecturas de historia en las aulas de Argentina

    Gonzalo de Amézola, Sergio Carnevale, María Paula González
    93-113
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p93
  • Experiências pessoais e suas implicações nas práticas de ensino

    Rejane Silva Penna, Gilberto Ferreira da Silva
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p115
  • Recortes e organizações de conteúdos históricos para o ensino

    Luis Fernando Cerri
    131-152
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p131
  • As sociedades indígenas, a história e a escola

    Maria Cristina Bohn Martins
    153-167
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p153
  • Incursões de Clio na Terceira Margem do Ocidente: experiências de pesquisa sobre o ensino de história do Oriente em uma escola pública de Campina Grande -PB

    Catarina de Oliveira Buriti, José Otávio Aguiar
    169-199
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p169
  • A Construção do mito de Tiradentes: de mártir republicano a herói cívico na atualidade

    Carlos Roberto Ballarotti
    201-225
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p201
  • La Historia que debía enseñarse durante la última dictadura militar en Argentina (1976-1983)

    Laura Graciela Rodríguez
    227-256
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p227
  • A fotografia como mediador cultural na construção do conhecimento histórico escolar

    Natalia Germano Gejão
    257-267
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p257
  • O Conjunto fotográfico no ensino de História: algumas possibilidades de abordagem com a imigração polonesa

    Jonathan Oliveira Molar
    269-296
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p269
  • Conocimiento y agricultura: los agentes estatales de la modernización técnica en el Oasis Sur de Mendoza, Argentina, 1908-1920

    Florencia Rodriguez Vázquez
    297-318
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p297

Artigos

Primeiros Passos

  • As representações de classe operária na produção acadêmica brasileira

    Igor Guedes Ramos
    421-449
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p421

Notas sobre Acervos e Fontes

  • El problema del acceso a los fondos documentales de las cooperativas eléctricas

    Beatriz R. Solveira
    453-474
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p453

Notas de Pesquisas

Resenhas

  • PRINGLE, Heather. El Plan Maestro. Arqueología fantástica al servicio del régimen nazi

    Adrián Viale
    493-503
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p493
  • DEVOTO, Fernando y FAUSTO, Boris. Argentina-Brasil, 1850-2000. Un ensayo de historia comparada

    Nancy Romina Escobar
    505-512
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p505

Resumos de Dissertações

  • Manuel González Prada (1844-1918): História, Debate e Pensamento

    Pedro Francisco Cataneli
    525-526
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p525
  • As metamorfoses do sagrado no Protestantismo Brasileiro: o caso da Igreja Presbiteriana Independente Filadélfia. Londrina (1972-2008)

    Jonathan M. Menezes
    527-530
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p527
  • O messianismo acadêmico: redenção pela classe operária. Uma análise da produção acadêmica das décadas de 1970 e 1980

    Igor Guedes Ramos
    531-532
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p531
  • Possibilidades e limites na construção do conhecimento histórico em conexão com o mundo virtual.

    Cyntia Simioni França
    533-535
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p533
  • O ensino de História nos primeiros anos do Ensino Fundamental: o uso de fontes

    Susana Barbosa Ribeiro Bernardo
    537-538
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p537
  • Entre fatos e artefatos: literatura e ensino de História nos encontros acadêmicos nacionais (1979-2007)

    Ademar Firmino dos Santos
    539-541
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p539
  • O uso da imagem no ensino médio: uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em História

    Érica Ramos Moimaz
    543-544
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p543

Notícias de Eventos e Livros

  • Notícias de Eventos e Livros

    547
    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p547

Expediente

  • Dados da Edição

    DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2009v2n3p