O discurso histórico presente no livro didático: uma abordagem ideológica e historiográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p837

Palavras-chave:

História, Ensino de história, Historiografia, Livro didático, Ideologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo tratar o discurso histórico presente em livros didáticos de História demonstrando os conteúdos reais das mensagens ideológicas que são veiculadas pelos mesmos. Para tal intento pretendeu-se buscar meios de explicar como tais discursos,construídos ideologicamente, se materializam no meio social, por meio da linguagem e se relacionam à classe social do sujeito proferidor. A pesquisa foi elaborada a partir da análise do livro didático Nova História Crítica de Mario Schimidt e da leitura de teóricos com Bakhtin, Bloch, Hobsbawm e Chartier, entre outros. Em nossa reflexão, atentamos para o fato de que criticar a forma como são produzidos os livros didáticos, sua composição e distribuição, tem grande relevância, contudo, há que se pensar e criticar a posição dos professores que não refletem sua prática docente e que ao agirem dessa forma colaboram com a disseminação das mais torpes “visões sociais de mundo”, inclusive aquelas presentes nos livros didáticos, não só da disciplina de história ensinada nas escolas, mas, também,de outras.Nesse sentido,a escola estaria agindo como um aparelho ideológico do Estado, que por meio de vários elementos, dentre eles, o livro didático, assegura a submissão à ideologia dominante ou domínio de sua prática.

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Biografia do Autor

Natalia Aparecida Tiezzi Martins dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco.

Dolores Pereira Ribeiro Coutinho, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutora em Ciências Sociais-Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

08-02-2011

Como Citar

SANTOS, N. A. T. M. dos; COUTINHO, D. P. R. O discurso histórico presente no livro didático: uma abordagem ideológica e historiográfica. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 837–856, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p837. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4569. Acesso em: 19 mar. 2024.