A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p729

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação histórica, Formação de professores

Resumo

Ao reconhecermos a vitalidade do conhecimento da história nas sociedades, conseqüentemente reconhecemos os significados da formação histórica para a vida social, ou seja, a necessidade do desenvolvimento de capacidades do pensar histórico por parte do indivíduo para a vida pratica. A afirmativa central deste artigo centra-se na importância do pensar histórico e na idéia de que e o ensino de história protagoniza papéis nesta formação, sendo o conhecimento histórico indispensável na realidade vivida, articulando passado/presente e futuro, construindo identidades culturais e orientando o sentido prático da vida material. Isto posto, o conhecimento histórico assume função na escola, potencializando o papel do ensino e do professor de história na formação do sujeito crítico e dos valores universalistas da pluralidade e interculturalidade.

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Biografia do Autor

Claudia Moraes de Souza, Fundação de Ensino para Osasco - UNIFIEO

Doutora em história social pela Universidade de São Paulo. Professora da Fundação de Ensino para Osasco (FIEO).

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Publicado

07-02-2011

Como Citar

SOUZA, C. M. de. A construção do pensar histórico: questões da formação histórica no Ensino. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 729–742, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p729. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/3720. Acesso em: 19 mar. 2024.